1 de 11 Milhões

11/07/2016

É a vitória de um povo espalhado pelo mundo inteiro, com um gostinho especial por ter sido contra a França, anfitriã, com quem tínhamos contas para ajustar, antigas e atuais. Um povo que, em minoria, num estádio cheio de franceses, conseguiu calá-los tantas e tantas vezes.

ederycrisÉ uma vitória do e pelo Cristiano, que teve de sair, lesionado, depois de ter dado o sangue para ficar no campo, e que a merece mais que tudo. Fisicamente impossibilitado de contribuir, mas sem nunca abandonar o papel de capitão, fundamental para manter a equipa forte, unida, coesa, confiante, a acreditar até ao fim, sem baixar a cabeça em momento algum. Com palavras de incentivo aos seus companheiros, vaticinando que Éder ia marcar por Portugal. Vê-lo levantar a taça, com o joelho ligado, enrolado na bandeira portuguesa, a cumprir um sonho antigo, a ganhar mais um título, desta vez pelo seu país, que tão bem representa, foi um dos momentos mais fortes da noite. Um verdadeiro guerreiro, um lutador, um herói, que nos representa e nos inspira a todos.

É uma vitória de Fernando Santos, que, com uma fé inabalável, disse que só voltava a Portugal dia 11 de julho. E cumpriu. Que teve a ousadia e a sapiência de trocar Renato Sanches por Éder. Que se manteve firme, forte e focado até ao fim, mesmo depois do duro golpe da lesão de Cristiano, provando que é um líder como deve ser.

É uma vitória de Éder, tão criticado, inclusive por mim, determinado em fazer história, autor do golo num momento em que seria difícil reverter o jogo.

É uma vitória de Rui Patrício, enorme.

patricio
É uma vitória de todos os lusófonos, de todos os portugueses, com mais e menos fé, unidos, como pudemos e soubemos, crentes e descrentes. Contra tudo e contra todos. É uma vitória da consciência, da personalidade, da prudência e da firmeza, da resiliência e da persistência, da humildade e da coragem, do conjunto e da força de cada um, da concentração, da capacidade de reação, do desenrascanço, essa qualidade tão, tão portuguesa. É uma vitória da raça, é decididamente uma vitória do #QSFD. E nada pode ser mais português do que isto.

E é um exemplo, uma inspiração para os nossos desafios de todos os dias, uma prova de que somos capazes, de que, quando queremos, somos bons, somos os melhores.

1 de 11 milhões, somos todos 1 de 11 milhões. Não estamos sozinhos, todos temos um papel decisivo e líderes com quem podemos contar, no caso, Cristiano e Fernando Santos.

É uma vitória do desporto português, é uma vitória vossa. Parabéns, rapazes – que, generosos, insistem na mensagem de agradecimento aos portugueses espalhados pelo mundo todo, nomeadamente aos emigrantes em França, que os apoiaram ao vivo e a cores, todos os dias, do início ao fim – Parabéns Portugal.

Que o espírito Cristiano Ronaldo jamais nos abandone. Que a frase 1 de 11 Milhões nos inspire.
E que a alma lusitana jamais perca a esperança.

rapazes
*Fotos retiradas da internet.

error: Content is protected !!