Direção de arte

09/11/2019
Uma das coisas que mais me encanta em Outlander, além do Jamie, da Claire e da história, é a direção de arte.
As recriações dos ambientes feitas em estúdio. 
Só quem trabalha ou trabalhou na área sabe o filme que é. A quantidade de gente, recursos, material sensível, adereços, decors, que é precisa para filmar apenas os segundos de imagem que aparecem depois no filme completo. O tempo que é preciso para construir o ambiente perfeito.
 
Há vários desses ambientes recriados na série que me deixaram de olhos esbugalhados e de boca aberta, ante o exímio trabalho de direção de arte da equipa de Outlander. Que se não ganhou todos os prémios da categoria que haveria para ganhar, pois deveria…
Um dos meus preferidos é a tipografia de A. Malcom
O nome que Jamie adotou não fossem os ingleses continuar atrás dele. Os artistas que recriaram em estúdio o interior da print shop mereciam uma estátua. A magia que envolve todo o ambiente, as folhas penduradas, a fotografia, sequer tenho palavras, os adereços e décor… Toda a cena do incêndio, na verdade… Não poderia ser mais perfeito.
De uma beleza e de uma poesia difíceis de descrever.

 
É o resultado desse trabalho de recriação que nos transporta para aquele mundo, ao ponto de esquecermos tudo o resto para ficar apenas a olhar tudo aquilo.
Até conseguirmos recompor-nos…
E é também essa recriação que representa em imagem o que Diana Gabaldon descreve nos livros. Que são da melhor literatura com a qual tenho tido o imenso prazer e privilégio de me ter cruzado. É brilhante…
 
O que acontece é que eles filmam as cenas de exterior, em locais reais, dando-lhes outros nomes. E quase tudo o que é interior é feito em estúdio. É difícil de acreditar como é possível tudo aquilo ter sido construído de raiz, comparado com o que depois vemos na TV.
 
Esta é a localização da gráfica e estas as escadas que Claire sobe para encontrar Jamie, passados 20 anos. A placa, linda por sinal, é um adereço que, naturalmente, não foi deixado no local.
Fui lá hoje. De propósito…
Está um dia lindo em Edimburgo. O céu azul, raro por aqui, e uma animação imensa nas ruas, apinhadas de gente.

No Comments

Leave a Reply

error: Content is protected !!