Escócia

03/11/2019

Veem-se muito mais referências a Game of Thrones, que ainda por cima é filmado na Irlanda, e a Harry Potter, a JK Rollings é escocesa, ia jurar que era inglesa, até com isso os ingleses ficam, dizia o Kev ontem, do que a Outlander, nas ruas de Edimburgo.

E onde nasceu Mary Queen of Scots. Escócia, 2019.

Descobri porque a série faz muito mais sucesso nos EUA.
E em Portugal, cuja estreia acontece uma semana depois da premiére nos EUA, apenas para dar tempo de legendar, e noutros lugares do mundo, mas não tanto na Escócia ou Inglaterra, onde a terceira temporada estreou apenas há pouco tempo, segundo a minha correspondente oficial em Londres.
Quando começou a ser transmitida no Reino Unido, os movimentos pela independência da Escócia aumentaram. O guerreiro Jamie inspirou o seu povo ao ponto de 67% dos escoceses votarem Remain, no referendo do Brexit. Apesar de, na última votação pela independência, esta perdesse por muito pouco.
Mas vai passar, mais tarde ou mais cedo.
Achei estranho que na maioria dos edifícios públicos e monumentos oficiais, como os castelos, a bandeira da Escócia não estivesse hasteada. O meu guia explicou-me porquê. Não é permitido… Ao ponto de num dos raros casos em que a vi hasteada, a meio do edifício, havia uma bandeira da Union Jack no topo do mesmo.

Onde foi filmada parte da pior cena de sempre de Outlander. Entre Black Jack Randall e Jamie Fraser.

E se a polícia vê uma bandeira escocesa hasteada numa casa particular, manda tirar…
Isto do imperialismo já não faz sentido algum e a ânsia de poder e domínio ainda nos vai matar a todos.
Além disso, os escoceses são com certeza um povo especial.
Com bom humor, sorridentes, educadíssimos, prestáveis, calorosos e muito orgulhosos do seu país e da sua História. Valentes, zero vitimismo. Admiro-os imenso por isso. É quase um orgulho pessoal também, como se fosse uma deles. Já têm Banco, moeda, parlamento, só lhes falta a independência.
E, quando acontecer, celebrá-la-ei com eles. 
Este é um dos raros edifícios em que a bandeira está hasteada:
“Wentworth Prison”, onde acontece a pior cena da série, entre Black Jack Randall e Jamie Fraser.

Escócia, 2019

E onde nasceu Mary, Queen of Scots, a minha nova heroína.

Puseram umas coisas horríveis no topo do castelo porque se acredita que o incêndio que ocorreu no castelo foi causado por um raio. Incêndio esse que destruiu tudo quanto era madeira. Só deixando a pedra.
Adenda: há um edifício que tem a bandeira da Escócia hasteada no topo do edifício e nenhuma da Union Jack. Salvos pelo gongo, literalmente.
Relato completo da viagem à Escócia, incluindo tudo sobre Outlander que consegui ver. Aos poucos…
Os jardins em volta, though… Os reis e rainhas sabiam viver.

No Comments

Leave a Reply

error: Content is protected !!