MBTI – NF x ST

19/06/2018

Como o MBTI explica as diferenças entre as pessoas, a forma como avaliam a vida, como apreendem conhecimento, como tudo e mais alguma coisa:

– As stories de hoje são o jornal que embrulha o peixe de amanhã…  MBTI

– É igual, a mesma coisa, nada mudou – ST (Pensamento-Sensação) diz.

– O ponto de partida é o mesmo, mas a consequência é diferente. A propagação é maior, o facto de ficar na rede pode perpetuar a notícia. – NF (Sentimento-Intuição) responde

– É igual… – ST diz

Só quando cheguei a casa percebi o que a minha querida amiga ST queria dizer. E não discordo, mas não estou totalmente convencida. Não da capacidade de esquecimento, dessa não duvido. Mas da possibilidade de se recorrer à rede para decidir sobre a contratação ou não de alguém, por exemplo. Em oposição ao jornal, meio físico, que não resiste à passagem do tempo.

A diferença entre ST e NF é que os primeiros atendem a factos e dados, a um raciocínio objetivo e lógico. E os segundos à abstração, à subjetividade, ao valor emocional.

Tive outra situação parecida. Falávamos em fazer exercício físico depois de fumar e eu contava que, aqui há anos, quando nadava, se por acaso fumava antes de ir nadar, fazia duas piscinas e ficava a morrer. Se não fumava, fazia umas 5 ou 6 e ficava na boa.

O André, Sensação, apreende conhecimento por factos e dados, com toda a certeza, respondia-me: eu medi e não alterava em nada o tempo de corrida, fumasse ou não fumasse.

Insistia… Já que para mim, os sinais físicos de cansaço eram evidentes e nem por um segundo arredo pé das minhas convicções. Ele, por sua vez, insistia, exatamente com as mesmas palavras, não fosse eu surda…

MBTI explica…

error: Content is protected !!