Mulheres: fazer por si ou para os outros?

13/04/2018

Já ouvi muitas pessoas, mais mulheres do que homens, dizer que não cozinham só para si. O que me faz imensa confusão. Em geral, só cozinho para mim. E não  faço questão alguma de cozinhar para os outros.

Mas, das vezes que o fiz, adorei.

Não porque foi para o outro, embora me dê imenso prazer fazê-lo por e para o nós, é muito, muito raro, mas porque cozinhar é um prazer e uma terapia.

Há imensas mulheres que dizem que quando os maridos estão fora, qualquer coisinha chega para lhes matar a fome. O que contrasta com as refeições faustas e preparadas com esmero quando o companheiro está presente. Fazem-no para ele, o que gosta, mais do que o que elas preferem.

Por muito que choque as feministas de plantão, isto acontece porque: “é uma boa mulher, que proporciona boas refeições” (Hera), é motivada pela sua natureza maternal (Deméter), faz o que agrada o companheiro (Perséfone), ou busca ser atraente (Afrodite).

Já se estiver sob influência de Héstia, irá pôr a mesa e tratar de proporcionar uma refeição para si, mesmo que esteja sozinha. Comprará flores, arruma a casa, para si mesma, porque é a deusa da lareira, do lar.

cursos@isabelduartesoares.com

4 Comments

  • Reply Eros 13/04/2018 at 13:49

    Cozinhar é o meu momento Zen diário.
    Um dos meus maiores prazeres.
    E cozinhar para Alguém é quanto a mim, uma das maiores provas de Amor.

    • Reply Isa 13/04/2018 at 14:08

      Há quem diga que cozinhar para o outro é uma forma de controlo. Eu acho a coisa mais sexy do mundo ver um gajo de avental e a cozinhar para mim/nós, enquanto bebo vinho e conversamos na cozinha :) É metade do caminho feito :)

      • Reply Eros 13/04/2018 at 16:11

        Não acho uma forma de controlo (apesar de poder ser usada como tal)… É uma expressão de amor e dedicação que começa logo com nossas avós e mães. Curioso como no mundo profissional há mais homens (por ser uma profissão de intenso desgaste e tal), mas em casa às mulheres imperam.

        Pessoalmente, não uso avental, mas pano no bolso de trás… Música clássica e um copo de vinho… Sim, parece falso… Mas é um ritual autêntico para mim, nem que seja uma simples sopa.

    Leave a Reply

    error: Content is protected !!