Os livros são para rodar

18/09/2018

Exceção feita aos livros de psicologia, de literatura que é de facto literatura, e dicionários, os livros são para rodar. Principalmente se não vamos lê-los mais do que uma vez. Consultar depois. Ou mesmo se não vamos lê-los de todo. Acontece muito.

Bem sei que ficam lindos nas estantes, dão-nos um ar culto, intelectual, inteligente e respeitável. livros

E ainda assim…

Um destes dias, amiga de visita de SP, perguntava-me o que achava da Isabel Stilwell. Se já tinha lido os romances históricos. Respondi-lhe imediatamente que o meu pai, nos últimos anos, tinha lido alguns. Que os havia lá em casa e que ia trazer-lhe um para ela ver se gostava. Com o Real a 5 para 1, ainda que com uma mala quase vazia para poder comprar livros, achei que podia poupá-la a esse gasto. Dificilmente alguém lhes pegaria lá em casa e eu teria o maior gosto que dois dos livros do meu pai ficassem com alguém que lhes desse o devido valor. Mais por serem dele e deles ter gostado, do que propriamente pelo conteúdo.

A minha mãe ainda me perguntou: mas ela vai devolvê-los, não vai?

Disse que não. Que queria dar-lhos. E a minha mãe não se manifestou, perante o meu ar decidido.

Por isso, foi no meio da maior comoção dela, que lhos entreguei em mão, na esperança que se divirta, goste, e lhe enfeitem as estantes, quem sabe ao pé da Divina Comédia, do Dante, que granjeou um prémio de tradução ao tão saudoso Vasco Graça Moura. E que me garante que ela entende do negócio.

Quem compra a Divina Comédia sabe da poda.

Talvez fique um bocado triste se alguma vez encontrar os meus por aí… Significa que não foram suficientemente cativantes para que os retivessem. Mas penso melhor e acho que, quanto mais gente os ler, melhor. E se essa é a forma de chegarem mais longe, pois que rodem. Por quem lhes dê o devido valor.

Dificilmente me apego a coisas, o desapego é libertador. Abre espaço para o novo, mas, acima de tudo, para o que fará mais sentido na fase presente. O apego ao passado não passa de mera ilusão.

error: Content is protected !!