Psicologia – Autores: Erich Neumann

30/12/2016

Erich Neumann, discípulo e colaborador de Jung, é mais um junguiano germânico. É impressionante a quantidade de psicólogos de referência que a Germânia produziu. Se a todos os europeus não faria mal algum uma terapiazinha, talvez os germânicos, por se afastarem mais das emoções, as desconsiderarem, não as vivenciarem, sintam mais falta de apoio, mais curiosidade e uma maior necessidade de compreensão nesse campo. Extrapolo…

Neumann

Neumann deu aulas no Instituto Junguiano de Zurique e, dos que conheço, é o autor que mais contribuiu para o desenvolvimento da psicologia analítica. Trouxe o conceito eixo: ego-Self que funciona como uma peça do puzzle incrível que é a nossa cabeça. Era o que faltava à engrenagem montada por Jung e desenvolvida pelos seus contemporâneos e pós-junguianos.

Escreveu livros incríveis, mas não tão fáceis de ler quanto os dos autores americanos. É a quem devemos uma imensidão de estudos sobre temas vitais da psicologia analítica, como o da Evolução da Consciência, da Criança, da Grande Mãe, do feminino, entre outros.

Erich Neumann é, para mim, um dos maiores. Se nos medirmos pelo que fizemos e deixámos de legado ao mundo, a existência de Neumann e a sua passagem por aqui dá direito a que se lhe erga uma estátua.

Alguns títulos:

The Great Mother
The Child
The Origins and History of Consciousness
The Fear of the Feminine
Amor and Psyche
Art and the creative Unconscious

Próximo e último autor: Edward Whithmont

error: Content is protected !!