Psicologia – Autores: James Hillman

12/12/2016

James Hillman foi o psicólogo americano pós-junguiano que mais e melhor estudou a área da psicologia analítica dedicada aos arquétipos. Questão central na psicologia de Jung acrescentou, aos já conhecidos conceitos de inconsciente de Freud, o inconsciente coletivo. Com os arquétipos como protagonistas, este conceito veio dar um carater universalista à psicologia, unindo, numa dimensão maior, todos os povos do mundo, pois dele fazem parte valores e questões universais que nos tocam a todos, sejamos nós do Hemisfério Norte ou do Sul, cristãos ou muçulmanos, do Leste ou do Ocidente.

Como todos os junguianos, e esse também é um dos motivos pelos quais Jung me convenceu, James Hillman é, antes de psicólogo, ou talvez em paralelo, um humanista. Com a enorme vantagem, de escrever de uma forma acessível, como quem conta uma história. Uma das suas grandes qualidades, atribuída aos americanos em geral.

Sem nunca entrar em esoterismos, tem a particularidade de abordar as questões psíquicas com um toque que vai além da ciência pura e dura. Não apelando à religião, menciona a existência do que poderíamos chamar alma.

Ao que comummente chamamos alma, e por ter uma conotação religiosa que não agrada a muita gente, Jung deu o nome de Self, arquétipo que está no centro da nossa psique, a quem devemos tudo e mais alguma coisa. É, digamos, o protagonista da existência.

Na sua obra, James Hillman introduz o conceito de daimon, para falar de um propósito maior para a nossa existência do que a mera satisfação do ego. Que nos permite uma vida social e de trabalho, mas não chega para nos satisfazer existencialmente. Por isso é, de longe, o meu pós-junguiano preferido e a minha primeira referência nesta área.

Em paralelo com Joseph Campbell, posso dizer que foi com James Hillman que resgatei uma paixão antiga, a psicologia. Que, enquanto ciência que estuda a cabeça das pessoas, só me faz sentido se abarcar todas as dimensões humanas, indo além das elites. Foi essa a genialidade de Jung, para além de revelar a sua melhor qualidade, a humildade.

Aqui ficam alguns títulos:
The Soul’s Code
The Force of Character
Kinds of Power
Myth of Analysis
Re-visioning Psychology
Emotion
Senex and Puer (Arquétipo do velho sábio e do eterno jovem, mais conhecido pelo complexo de Peter Pan)

Próximo autor: Joseph Campbell

error: Content is protected !!