Psicologia – Autores: Marie-Louise von Franz

26/12/2016

Marie-Louise von Franz foi uma psicóloga suíça, discípula de Jung, chegando a conviver e a trabalhar com ele. Responsável pela abertura do Instituto Carl Gustav Jung, em Zurique, conseguindo posteriormente um com o seu nome, também na Suíça. Von Franz é a única junguiana convicta por quem ponho as mãos no fogo.

von Franz

De entre as várias áreas da psicologia analítica, von Franz dedicou-se, tal como Hillman, ao estudo dos arquétipos, focando-se maioritariamente nos contos de fada. Deu ainda um contributo incomparável ao estudo do arquétipo do Puer Aeternus, fazendo um paralelismo com Saint Exupery, um Peter Pan típico.

Os personagens dos contos de fada, e as próprias histórias, são dos exemplos mais comuns e mais óbvios dos arquétipos e da vida simbólica. Von Franz reforça a existência do inconsciente coletivo ao usar contos de fada dos quatro cantos do mundo.

O inconsciente coletivo é o nosso primeiro inconsciente.

Antes da formação do ego (2 anos) e, posteriormente, da mudança de estado de consciência do matriarcal para o patriarcal (8 anos),  – com uma passagem pela fase mitológica da consciência (6-7 anos) em que matriarcal e  patriarcal convivem pacificamente, – o inconsciente coletivo é a única linguagem que bebés e crianças conhecem, entendem e através da qual se expressam e vivem. A comunicação que é feita entre os desenhos animados e os bebés e crianças, e as reações destes, nomeadamente quando pedem para ver o mesmo filme 350 vezes, tem a ver com isso. Estão a viver e a assimilar conteúdos do inconsciente, passados pela história e pelos personagens.

Enquanto europeia e germânica, e quando comparada a Hillman, von Franz é um pouco dura na forma como escreve. Talvez o seu tipo fosse mais pensamento do que sentimento, o que choca sempre as almas mais sensíveis. No entanto, tudo o que publicou é de excelente qualidade, constituindo um contributo precioso para o estudo da psicologia analítica, no que se refere à sombra, ao feminino, à própria psicoterapia.

Como é sabido, os sonhos são de particular importância na psicologia criada e desenvolvida por Jung. E von Franz honrou-os devidamente, publicando um livro sobre o assunto.

Também escreveu sobre alquimia, imaginação ativa, sincronicidade, entre outros.

Alguns títulos:

Individuation in Fairy Tales
Shadow and Evil in Fairy Tales
The interpretation of Fairy Tales
Feminine in Fairy Tales
The problem of the Puer Aeternus
The Way of the Dream
Psycotherapy
Jung’s Typology (Com James Hillman)

Próximo autor: Robert A. Johnson

*Por questões de ordem logística, os conteúdos exclusivamente sobre psicologia serão apenas divulgados nas redes sociais destinadas para o efeito, a saber: Twitter e Facebook. Sintam-se livres para seguir e Gostar.

error: Content is protected !!