Segurança

17/10/2017

A magia acontece durante o processo criativo. A preocupação com o resultado é uma questão de segurança do ego. A criação acontece pelo contacto com outro canal psíquico. Por isso o resultado é o menos importante. Apesar de ser o que preocupa quem começa a exercitar o músculo da criatividade mais tarde na vida. E o que bloqueia a maioria das pessoas logo no início, fazendo-as desistir. segurança

Creativity lies not in the done but in doing

Artist’s Date 286/365 – Make a string sculpture (WTF?) (Ontem)

Até há bem pouco tempo, frustrava-me imenso ter uma ideia, vir-me uma frase à cabeça, não a registar e perdê-la. Achava um desperdício, uma pena perder algo que me parecia tão bom.

Entretanto, apreendi que o que tiver que voltar à consciência, voltará. E que o resto não há de ser assim tão importante.

No processo de escrever um livro, o que mais me custa é editá-lo. Reescrever e melhorar é tranquilo. Limpar-lhe o ruído é na boa. Ter de desapegar de algumas partes é que é o diabo. Nunca sei o que cortar, do que me libertar, o que vale a pena manter e deixar cair. É nesse lugar que mora a maior dor de todas.

Ficar com a experiência, sem nos apegarmos à matéria, talvez seja uma boa forma de praticar o desapego.

Art is a catch and release process

Artist’s Date 285/365 – Get a Bird Feeder (Domingo)

Most of the time when we are blocked in an area of our life it is because we feel safer that way.

Ainda que desconfortável, ficamos muitas vezes onde nos sentimos em segurança, mesmo que estejamos a ser mal tratados, desconsiderados, abusados. A segurança emocional, no sentido em que estamos numa situação conhecida, pode enganar-nos e iludir-nos durante anos. Fazendo-nos acreditar que podemos e devemos aguentar todo o tipo de insanidade. Precisamos de ganhar perspetiva, de um novo olhar sobre uma situação conhecida para perceber.

Artist’s Date 284/365 – Make a Casserole (sábado)

NB: Uma de duas grandes carraspanas do ano chegou, viu e venceu, daí que não estou com grande paciência para muita dissertação. Por outro lado, tenho de despachar isto, o acumulo seja do que for dá uma sensação de assoberbamento difícil de lidar, de lhe ver o fim.

error: Content is protected !!