Traduções de Artigos de Psicologia

8 sinais de que um relacionamento é tóxico*

05/05/2014

1. Receber, receber, receber
Não pode manter um relacionamento tóxico com alguém se supre constantemente as necessidades dele ou dela e recebe pouca ou nenhuma reciprocidade. Se o seu companheiro de apartamento deixa sempre a casa por limpar, esperando que você o faça, e fica furioso sempre que lhe pede para lavar a louça, temos um problema. Se o seu amigo lhe pede constantemente dinheiro emprestado ou que o ajude, mas nunca se oferece para ajudar, também é um problema. Nos bons relacionamentos dar e receber estão em equilíbrio. Os relacionamentos tóxicos deixam-no esgotado, porque você dá constantemente e o outro só quer receber, receber, receber.

2. Abuso verbal
O abuso verbal é um componente-chave de relações tóxicas. Se a sua mãe, amigo ou irmão, lhe diz constantemente coisas que o magoam e o insultam, quando a conversa não corre do jeito que ele ou ela querem, é porque o estão a tentar diminuir. Fazê-lo sentir-se pequeno fá-los sentirem-se poderosos, e podem usar isso para o manipular. É possível que ouça coisas do género:

“Nunca se pode confiar em ti.”
“És demasiado sensível, o teu problema é esse.”
“Ninguém se preocuparia contigo se eu não te aturasse.”
“És demasiado gordo para usar isso.”
“Só te preocupas contigo, e eu sou tão altruísta que te permito que passes impune.”

As afirmações que nos diminuem não são verdadeiras e apesar de, no fundo, o sabermos, ouvir comentários negativos desses podem convencer-nos do contrário, ao fim de um tempo.

3. Sentir-se desvalorizado
Se o seu cônjuge, amigo ou familiar não o respeita, aquilo que acredita, o que valoriza, a forma como se sente, você encontra-se numa relação seriamente tóxica. Nos bons relacionamentos as pessoas valorizam-se por quem são.

Num relacionamento tóxico, uma ou ambas as partes não apenas não gosta de coisas no outro, ridiculariza e goza com valores num esforço para os alterar. Se precisa de ser outra pessoa para ser “aceite” por um amigo, familiar ou parceiro, essa é uma relação tóxica com a qual você não quer ter nada a ver.

4. Confundir-lhe a cabeça
Associa-se a alguém que:
faz comentários sarcásticos em relação ao seu peso
Fá-lo sentir que é difícil que os outros gostem de si
Faz comentários maldosos sobre a sua aparência
Usa golpes baixos para falar das suas notas ou resultados
fá-lo sentir-se mal por erros comuns ou tontos

As pessoas tóxicas tentam sentir-se melhor fazendo com que você se sinta mal em relação a si mesmo. Se conseguem convencê-lo de que você é estúpido, pouco atraente, gordo ou é difícil lidar consigo, quando começa a acreditar nesses comentários cruéis vai sentir-se grato pelo facto de essa pessoa tóxica “o aturar”. Também torna mais fácil que ele ou ela o controle. Não há o que ser grato a alguém quando o trata dessa forma.

5. Quando vem com ónus
Pede 20 euros emprestados à sua irmã, paga-lhe dois dias depois. Três meses mais tarde, ela ainda o relembra de que lhe emprestou 20 euros, por ter um coração tão bondoso e generoso. Um irmão mais grato iria permitir-lhe que ela levasse a sua avante, no que quer que seja que peça.

O seu pai foi simpático o suficiente para lhe oferecer o jantar da última vez que tiveram uma refeição juntos, e ao mesmo tempo que não espera uma recompensa monetária, você já sabe que ele vai acrescentar isso à lista de atos generosos que você lhe deve e que lhe pagará mais tarde.

As pessoas tóxicas não fazem coisas por si porque se preocupam consigo, querem vê-lo feliz, e em geral gostam de gestos simpáticos por motivo nenhum. Fazem-no acreditando que você se vai sentir eternamente em dívida pela “generosidade” que elas demonstraram para consigo. Os favores em relações tóxicas vêm com ónus.

6. A nossa outra metade é podre
Se o seu relacionamento com um familiar, amigo ou cônjuge tende a trazer à tona o pior de si, é um bom sinal (ou melhor, mau) de que o seu relacionamento é tóxico.

Sinais de que estar com essa pessoa o muda de forma negativa:
Torna-se negativo quando normalmente é otimista
Torna-se sarcástico e velhaco
Insulta pessoas sobre as quais de outra forma não falaria mal
Fica facilmente zangado quando normalmente é muito calmo
Faz coisas que não são do seu caráter, algumas vezes violentamente.
Diz ou faz coisas que são desrespeitosas
Arrepende-se do seu comportamento quanto está com essa pessoa e sente-se mais você quanto mais se afasta dela.

7. Não há respeito
Se está num relacionamento tóxico, irá notar que a outra pessoa não respeita os seus outros relacionamentos. Fala de forma depreciativa dos seus familiares, amigos e parceiros, de quem não gosta, para minar o seu relacionamento com eles.

Fá-lo pensar que será visto como alguém tão negativo pelos outros por se associar a essas pessoas. Este é um comportamento tóxico e quanto mais se deixar escorregar sem exigir que o outro pare com esse tipo de comportamento, mais ele continuará.

8. Expetativas elevadas
Num relacionamento tóxico uma ou ambas as partes apenas estão interessadas uma na outra enquanto “viverem para as expetativas”. Por exemplo, um pai só se interessa por um filho quando este está a trabalhar “no sítio certo”, ou uma mãe só fica contente com a filha quanto esta está “magra”.

Nas relações tóxicas as expetativas são irrazoavelmente altas e quando não são correspondidas, uma ou ambas as partes perdem o interesse pelo outro e começam a ridicularizar ou a desmerecer por forma a enfatizar o quão desapontante a outra pessoa é.

Outras expetativas nos relacionamentos tóxicos incluem:
resultados excecionais
uma faixa específica de salário
um determinado estilo de vida
filiação num partido político
escolher uma carreira específica
esperar ser tratado de forma específica (ex: presentes luxuosos, jantares caros, viagens, etc.)

*Via

You Might Also Like

  • Anonymous 01/11/2013 at 03:52

    Liberdade individual, sempre!
    Isabel dos Santos, Lisboa

  • D 28/01/2014 at 11:21

    Vou a caminho dum casamento de 34 anos, com alguns baixos, muitos altos e uma amizade inquebrável que mete paixões num chinelo. Aprendemos que se há fervura, há sempre amanhã.
    Beijinho e boa terça-feira

    • Isa 28/01/2014 at 11:26

      Dizem os entendidos que é esse o segredo, a paixão acaba, pra todos, e o que segura depois é a amizade que fica, ou deveria ficar…
      Bjo

    error: Content is protected !!