Prata

A questão da autoestima

27/04/2015

Está na moda atribuir qualquer problema que tenhamos à ausência de autoestima, o que é uma falácia. A autoestima não é a causa de problema algum, é uma consequência direta da falta de amor, de afeto, de carinho, de reconhecimento. Não tem a ver com beleza física, se assim fosse não havia uma modelo insegura, e há-as aos milhares, com dinheiro, condição social, educação ou bom ar. Há imensa gente rica e com bom aspeto que tem uma autoestima muitas vezes inexistente. Há imensa gente que não é uma estampa e tem a autoestima no sítio. Autoestima não é autoelogio, autoreferência, isso é um comportamento defensivo e esconde na verdade uma carência enorme, prenda-se ela com uma necessidade de afeto e reconhecimento ou com um egocentrismo exacerbado, que tem origem num complexo de inferioridade não resolvido.

A nossa autoestima também não melhora se trabalharmos para gente importante, se tivermos um emprego numa empresa cool, numa agência internacional ou em qualquer instituição socialmente reconhecida. Se formos chefes, donos ou presidentes do que quer que seja. Se tivermos mais dinheiro para comprar roupa cara, se fizermos operações plásticas para melhorar o nosso aspeto físico, se formos magros, bem sucedidos ou se tivermos um namorado giro e famoso, ou só giro, ou só famoso. Se tivermos imensos amigos, um marido, um emprego, um cão, uma família, só porque os outros têm, para termos do que falar, o que mostrar, para nos sentirmos inseridos. A tentativa de contornar uma autoestima baixa com algo externo a nós serve para nos preencher um vazio emocional, nos dar poder e assim esconder uma necessidade maior e muito mais profunda que não está, nem nunca vai estar, satisfeita, se insistirmos em fazê-la depender dos outros, de circunstâncias externas, alheias, a nós.

A autoestima não é social, é pessoal, não depende da aprovação externa, de alguém gostar de nós, depende única e exclusivamente de nós.

You need to be logged in to view the rest of the content. Por favor . Ainda não está registado? Associe-se!

You Might Also Like

error: Content is protected !!