Livre

A RTP2 é a nossa HBO

20/07/2016

Não necessariamente pela excelência da película, mas pela qualidade do conteúdo.

Podia gostar de séries americanas em que os atores não fazem mais nada a não ser andar muito depressa e falar à mesma velocidade e ao mesmo tempo e em que o argumento se baseia em tramas governamentais para mostrar como a América é poderosa e domina o mundo. De séries em que se matam cerca de 3 a 4 pessoas por episódio, com os maiores requintes de malvadez e violência gratuita de que os argumentistas se lembram. De séries para atrasados mentais em que tem de haver uma plateia que ri para eu perceber que aquilo era uma piada. De séries em que o pano de fundo é toda a gente transa com toda a gente e no fim morrem todos. E tal.

Lamentavelmente, não.

Enquanto espero pela quarta temporada de Mistresses, toda ela filmada à hora mágica e devidamente filtrada em tons alaranjados de fim de tarde, onde é sempre verão, protagonizada pelas rainhas do outfit e dos cabelos pantene, o único com um ar minimamente natural é o da Joss, onde tudo é demasiado luminoso estridente para chegar a alienar, há que haver um pouco de semelhança com a realidade para nos podermos distrair devidamente, e nisso a ficção europeia ainda mantém algum discernimento, delicio-me com: O Palácio, a passar, lá está, na RTP2, e que descobri por um feliz acaso, enquanto zapeava. Acabava de começar e pus imediatamente a gravar, certa de que dificilmente iria arrepender-me. É britânica, é sobre a vida no palácio de Buckingham e sobre como a realeza é gente como nós. Boa trama, boa intriga, uma coisa civilizada, de bom gosto e bom tom.

A poucas horas de ser coroado Rei, e depois de o Arcebispo da Cantuária ter tentado convencê-lo de que fora escolhido por Deus, até eu, que nutro particular carinho e muito apreço pela monarquia, acho isto um bocado ridículo, o Rei, um rapazinho que herda o trono no primeiro episódio, após a morte do pai, papel para o qual não está preparado, e protagonizado por Rupert gatésimo Evans, dizia a Abi, sua secretária pessoal e apaixonada por ele: Tu beijaste-me. E se tu sentiste alguma coisa e eu também, não podemos. Não é permitido o envolvimento entre um Rei e um membro do staff. Infringe as regras que esta família criou há séculos. E estamos aqui para isso, nunca prejudicar a fantasia. Somos intocáveis, não podemos mostrar que somos normais, humanos, isso iria destruir o mito, o de que fomos escolhidos por deus. O Rei e a sua assistente pessoal… é ridículo. Não me deixam ser normal, é assim que fomos educados.

Antes de se dar conta de que era apaixonado por Abi, o Rei e esta tinham uma relação saudável, de cumplicidade, de se rirem e se provocarem mutuamente como só os britânicos conseguem, sem nunca ofender nem agredir, mas dando o toque, deixando a dica, para qualquer bom entendedor entender. Sem histeria nem escandaleira, classy. Uma relação com a qual qualquer um sonha. Agora, sabem-se mutuamente apaixonados… O que começa a tornar-se visível para toda a gente, inclusive para o negão secretário pessoal da irmã do Rei e meio interessado em Abi. Que, muito provavelmente, vai descobrir e denunciá-la ao Rei, por saber que anda a escrever um livro sobre o Palácio, o que tinha decidido fazer num momento em que se tinha chateado com o príncipe, e de que, entretanto, se arrependeu. Nós já vimos isso, ela a dizer não à editora, a recusar-se a falar e a ir com o plano para a frente, ignorando todas as investidas. Mas só nós é que sabemos. E eu estou que nem posso de curiosidade em relação ao episódio de hoje. É o sétimo, a Box grava uma semana de coisas automaticamente. Se fosse vocês, via os primeiros seis episódios de enfiada e gravava a série. Dá todos os dias…

Se a ficção serve para manipular a população, então eu prefiro que me manipulem para que acredite que somos todos humanos e ninguém é melhor do que ninguém. Em vez de me tentarem convencer de que sou helpless, que há todo um mundo mau e perigoso lá fora, do qual só o meu governo controlador e doente me pode proteger. Independência ou morte, já se sabe.

You Might Also Like

error: Content is protected !!