Traduções de Artigos de Psicologia

Algumas formas de melhorar a sua autoconfiança*

10/06/2013
1. Não se compare aos outros. É totalmente único e tem talentos, habilidades e pontos fortes diferentes dos demais.
2. Jamais se critique ou menospreze. Há imensas pessoas que o vão fazer por si. Precisa de ser o seu maior e o seu melhor fã. Seja compreensivo, gentil e carinhoso para consigo mesmo.
3. Aceite conscientemente cada elogio que lhe for feito e veja-o como preciso e genuíno. Não afaste a pessoa qualificando-a de estúpida, errada ou sem importância.
4. Afirme-o para si mesmo até que mude a forma como se sente. No início, pode soar a falso, quando diz coisas como: “aceito-me por completo e acredito no meu valor” Mas à medida que o vai repetindo constantemente, e com o tempo, você vai aceitar-se e valorizar-se pela pessoa que é.
5. Rodeie-se de pessoas positivas e que o encoragem. Se andar com gente que sempre o põe para baixo e que parece nunca gostar ou aprovar as suas ideias, rapidamente vai deixar de acreditar em si (o que também vai esmagar a sua criatividade).
6. Faça uma lista dos seus sucessos e conquistas, tipo tocar um instrumento, aprender a cozinhar, passar num exame, terminar o liceu, a faculdade ou um prémio que tenha recebido. Reveja esta lista com frequência e orgulhe-se de si!
7. Faça uma lista das suas qualidades e traços positivos. É um amigo honesto, confiável e querido? Arranja tempo para os outros? Faz o seu melhor? De novo, reveja esta lista e habitue-se a focar nas suas qualidades e traços positivos.
8. Passe o seu tempo a fazer coisas nas quais é bom e das quais gosta. Sentimo-nos mais vivos quando fazemos coisas de que gostamos e isso naturalmente aumenta a nossa autoconfiança (sendo nós próprios ao invés de representarmos um papel).
9. Envolva-se. Se ficar à margem e evitar desafios não será capaz de atingir muita coisa na vida. Mas se romper com sensações de ansiedade e medo, irá crescer, ter sucesso e aumentar a sua autoestima.
10. Seja verdadeiro consigo mesmo: viva uma vida que seja verdadeiramente “sua”. Não deixe que outras pessoas decidam o que deve fazer, o que é melhor para si ou quem quer que seja que elas queriam que fosse. Só tem esta vida, escolha o seu caminho, seja você mesmo!

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!