Uncategorized

Brits forever

15/11/2013

A referência cultural da Europa são os franceses. Eu prefiro mil vezes os ingleses, no que à literatura diz respeito, por exemplo. As heroínas francesas são miúdas de vinte e tal anos com vidas de 70, seios fartos e ancas reboludas, porque passam a vida a suspirar no sofá. Quando muito, dão 3 passos, de sombrinha, até à carruagem. As heroínas inglesas não, correm plos campos fora que nem umas loucas, à chuva e tudo, vivem ninguém sabe de quê, numas casas das quais eu, que sou modesta, viveria um ano, com campos e campos só delas, sempre a tinir, com paixões assolapadas e romances tórridos como só o século 18 pode proporcionar.

Os heróis ingleses são altos, espadaúdos, com cara de ricos e bem postos, atléticos. Os franceses são reboludos, sebosos e demoram pra mais de uma vida para tomar uma atitude. E isso vê-se nos filmes. Em França vemos a Provence. Em Inglaterra os cenários maravilhosos de lá e, imagino, Irlanda e Escócia, há lá coisa mais linda, e vemos sempre o mar, azul petróleo e bravo. Umas casas que benza deus, a largura das portas, meu deus, a largura das portas… O cuidado absurdo com os décors, irrepreensíveis, sempre, os franceses são meia dúzia de cadeiras e uma mesa. Um candeeiro e uma poltrona, com sorte. Nos ingleses são salões e salões, cozinhas inteiras. Raramente se mostravam os quartos, só quando acordavam e tinham empregadas pra lhes tirar as toucas, onde não havia um corpete abandonado naqueles bancos. Em compensação, sabiam cerzir, costurar, chulear, bordar, tocar piano e falar francês. E liam muito à lareira nos dias frios de inverno, enquanto esperavam o pai. As francesas continuavam a suspirar. Quantos filmes de romances franceses conhecem vocês? Desta época? Ingleses só da Jane Austen são 5. Fora tudo o resto…

Isto é o exemplo de uma casinha modesta. No filme que estou a ver ela quer ficar em Howards End, um bagulho quase do tamanho de uma ala do Palácio de Buckingham. E o povo vive assim. Ou é isto ou Charles Dickens…

You Might Also Like

  • Pedro 28/03/2012 at 09:03

    Muito bom! (cerzir e chulear é muito bom)

  • error: Content is protected !!