Uncategorized

Como construir uma base de confiança nos relacionamentos*

06/05/2013
A confiança é o coração de todos os relacionamentos, mas é fácil prejudicá-la, miná-la ou destruí-la. Então, o que podemos fazer para construir uma base de confiança, por forma a que as pessoas se sintam seguras connosco e possam ser elas mesmas?
1. Seja sério e faça o que diz: é absolutamente crucial para estabelecer confiança. É o caso em que as ações falam mais alto do que as palavras. A não ser que seja atropelado por um camião ou a sua casa pegue fogo, faça qualquer coisa para honrar os seus compromissos. Mesmo que seja consideravelmente insignificante, não cancele nem adie.
2. Não minta: é impressionante como é fácil encobrir com uma mentira. Mantém-nos longe de chatices ou deixa uma boa imagem de nós. Mas se a mentira é descoberta, mesmo que seja uma coisa pequena, mancha a nossa reputação… e nós ficamos conotados com algo que não é bom.
3. Esteja disposto a dar informação a mais, voluntariamente: diz-se que quem não tem nada a esconder, não esconde. Por que não dar um pouco de informação a mais, por forma a deixar o outro à vontade? Ajuda a evitar mal-entendidos e pode acalmar suspeitas alheias, dando uma imagem de que somos transparentes e reais.
4. Não omita detalhes importantes da sua história: pode sim contar uma história, deixando alguns factos de fora. Se tem essa tentação, então o seu objetivo não é “ser honesto”. E isso vai voltar e vai assombrá-lo quando a história for revelada, e você vai ficar conotado como mentiroso e “alguém em quem NÃO confiar”.
5. Um segredo é um segredo é um segredo: nunca partilhe o que lhe foi confiado em segredo. Não se permita fofocar, mesmo que às vezes seja difícil. Uma pessoa discreta é verdadeiramente valorizada pelos outros. A sua reputação será estelar e você será visto como verdadeiro amigo.
6. Seja sincero em relação aos seus sentimentos: os que apenas partilham factos são vistos como frios e distantes e é difícil confiar em alguém que parece uma máquina. Mas se também partilhar os seus sentimentos, os outros sentirão que os compreende e você parecerá genuíno e real.
7. Seja consistente nas suas ações: relaciona-se com previsibilidade, estabilidade, calma e confiança. Alguém consistente é um amigo seguro e leal. Você sabe o que esperar, já que o seu amigo é sempre o mesmo.
*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!