Uncategorized

Como lidar com o ciúme?*

20/05/2013
Quase toda a gente lida com o ciúme num relacionamento, em algum momento da vida, mas aprender a lidar com ele é um passo importante que muita gente nunca dá. É impressionante  o quão relaxante uma relação se pode tornar, quando se permite trabalhar esta emoção. Use estas dicas e livre-se do ciúme em três tempos.

Encare
O primeiro passo é avaliar-se e descobrir por que tem essa sensação. A maioria dos ciumentos tendem a achar que não há nada de errado com o seu comportamento e, ao invés, criticam os seus parceiros. Preste atenção ao seu próprio comportamento e pense no que aconteceu no seu passado. Aqui ficam alguns motivos comuns pelos quais pode sentir ciúmes: você trai, por isso espera que os outros ajam da mesma forma. Teve uma má experiência no passado. É inseguro. É um pessimista.

Expresse
Tal como em qualquer outra situação num relacionamento, a solução mais fácil é falar sobre isso. Não há ferramenta melhor num relacionamento do que boa comunicação, então, tente falar com o seu parceiro sobre os seus ciúmes. Diga ao seu parceiro o quanto gosta dele e tente arranjar uma solução com ele. Se o relacionamento for bom, esta conversa só vai fortalecer o vínculo que vos une. Caso contrário, é porque provavelmente não iria resultar a longo prazo.
Apresente todos os seus amigos
Mesmo que duvide que o seu parceiro trai, é possível ter ciúmes do tempo em que passa com outras pessoas. Para evitar isto, ambos devem apresentar os amigos de cada um ao outro. Quando conhece pessoalmente toda a gente com quem o seu parceiro se relaciona, os cenários que o ciúme cria na nossa cabeça, normalmente muito doidos e disparatados, ficam mais suaves. Também deve reduzir o medo da traição, por não haver segredos entre vocês.
Aprenda a confiar
Confiar é crucial num bom relacionamento e confiança suficiente irá anular o ciúme. Lentamente, permita ao seu parceiro ter mais liberdade sem lhe perguntar todos os detalhes. Após um tempo, a maioria das pequenas coisas que costumavam irritá-la, nem lhe passarão pela cabeça. Tudo bem em ser um pouquinho possessivo, para mostar que gosta dele, mas ser capaz de se distanciar e confiar que ele vai ser fiel é extremamente importante.
Melhore-se
Se está sempre preocupada que alguém lhe roube o seu querido, provavelmente é por ser insegura em relação a si. Esforce-se mais para melhorar, fazendo o que se segue, entre outras coisas: ser mais romântico, fazer exercício físico, melhorar ou cuidar mais do físico. Ao fazer um esforço concreto para impressionar o seu parceiro, sentir-se-á mais confiante em relação a si e ao estado do seu relacionamento.
Vire o jogo
Uma pessoa ciumenta tem dificuldades em explicar as suas emoções sem ficar chateada, então o melhor método é dar a volta à situação. Se é normalmente o tipo ciumento, peça a um amigo do sexo oposto para flirtar consigo em frente ao seu parceiro. Isto vai permitir ao seu parceiro perceber melhor como se sente, caso não consiga expressá-lo de outra forma. Tenha em atenção que este método pode causar algum conflito, use-o apenas se a comunicação falhar.
Lisonja
Por fim, você deve aprender a ficar lisonjeada se as pessoas se atraem pelo seu parceiro. Se as pessoas se chegam ao seu parceiro num bar (e ele as rejeita) leve isso como elogio. É você quem vai para casa com a pessoa que atraiu tanta gente. Vá-se embora, no fim da noite, com a atitude de quem manda!
*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!