Traduções de Artigos de Psicologia

Como lidar com um amigo ou parceiro autoritário?*

27/09/2013
Apesar das suas boas intenções, damos por nós a ter de lidar com um amigo ou um parceiro demasiado agressivo, que força um pouco demais, ou se torna demasiado envolvido nas nossas vidas. Ao mesmo tempo que adoramos ter pessoas próximas de nós, há uma linha que separa próximo de demasiado próximo. Aqui fica uma forma de lidar com um amigo ou parceiro autoritário:
Crie subtilmente um espaço: crie um espaço ou uma certa distância entre vocês dois, mas faça-o de forma subtil. Não corte completamente nem evite totalmente. Ele irá perguntar-se o que fez de errado e irá pensar que você está zangado com ele, o que provavelmente só irá fazer com que fique mais colado. Em vez disso, tente subtilmente falar menos sobre os assuntos em relação aos quais sente que ele está a interferir. Se tomou para ele a sua busca por um trabalho novo, tente manter esse assunto de fora das conversas e trate de atualizar o seu cv quando estiver sozinho, em vez de os envolver na questão. Irá dar-lhe um espaço para respirar em relação a algumas áreas em que se sente sufocado, sem cortar completamente com eles.
Ajude-o a encontrar algo que pertença à vida deles: podem estar demasiado envolvidos na sua vida para preencher um vazio na vida deles. Encoraje-os a encontrar algo na vida deles pelo que sejam apaixonados ou um novo objetivo pelo qual lutar. Envolvê-los e mantê-los ocupados com algo da vida deles deverá libertá-los do tempo que passam a envolver-se na sua vida.
Fale com eles sobre limites: faça-os saber o quanto aprecia os seus esforços ao querer ajudá-lo, mas diga-lhes que há alguns aspetos da sua vida em relação aos quais precisa de estabelecer limites. Não será uma conversa fácil, mas fazê-los saber que não precisa deles para preencherem os impressos para a faculdade por si será mais fácil do que pôr-se com rodeios e evitá-los. Lidar com isso diretamente, fazê-los saber exatamente o que quer, irá evitar que fiquem se perguntando porque você os está a afastar.

Peça-lhes opinião sobre outras coisas: pode não precisar que um amigo se envolva demais no seu relacionamento com o seu parceiro, mas talvez o possa envolver noutras coisas, mais triviais. Fá-lo-á sentir-se valorizado e envolvido, mas não será algo demasiado importante para a sua vida, e provavelmente irá sentir-se menos sufocado.
Aprecie-os: é realmente um bom problema, são autoritários porque se preocupam consigo e querem o melhor para si. Faça-os saber o quanto valoriza a opinião deles e a vontade de o ajudar, mas enfatize que precisa de fazer as suas próprias escolhas.

*Via

You Might Also Like

error: Content is protected !!