Traduções de Artigos de Psicologia

Como o background cultural afeta os nossos relacionamentos*

08/07/2013
Apesar de sermos indivíduos, o nosso background cultural é em grande parte responsável pelo que somos e pela forma como nos relacionamos. Baseamo-nos em determinados valores, características e ideias sobre relacionamentos que definimos com base na forma como somos criados dentro de uma cultura específica. Aqui ficam algumas formas como o nosso background cultural afeta os nossos relacionamentos:
· Os nossos pontos de vista em relação à igualdade: diferentes culturas têm pontos de vista que variam quanto ao nível de igualdade entre homens e mulheres. Em algumas culturas está implícito que homens e mulheres devem desempenhar papéis basicamente iguais, outras são mais tradicionais quanto à forma como homens e mulheres devem agir e se comportar. A posição da nossa cultura quanto aos papéis dos diferentes géneros irá afetar os nossos relacionamentos à medida que tentamos discernir a forma como entendemos esses papéis na nossa situação concreta.
· Os nossos pontos de vista em relação ao compromisso: cada cultura tem os seus próprios pontos de vista em relação ao compromisso nos relacionamentos. Algumas condenam o divórcio e a multiplicidade de relacionamentos ao longo da vida, outras acreditam num só relacionamento e no compromisso, haja o que houver. A forma como fomos criados, enquanto produto do nosso background cultural, irá afetar o que sentimos em relação ao compromisso que assumimos quando nos relacionamos, ao aconselhamento e à tentativa de resolução de problemas em vez de simplesmente desistirmos.
· Os nossos pontos de vista em relação à dependência: algumas culturas dão prioridade à independência acima de todas as coisas, enquanto outras enfatizam mais a dependência no parceiro e o dedicarmos a nossa vida a servi-lo. A forma como somos criados neste aspeto irá afetar os nossos relacionamentos à medida que tentamos perceber qual o nosso próprio ponto de vista em relação ao nível de independência que devemos manter.
· Os nossos pontos de vista em relação ao respeito: o nível de respeito que devemos ao nosso parceiro é imensamente afetado pelo nosso background cultural. Algumas culturas acreditam que cada pessoa merece o mesmo nível de respeito, enquanto outras acreditam que deve haver uma pessoa que domina e outra que seja mais subserviente. A forma como fomos criados irá afetar o tipo de respeito que temos pelos nossos parceiros e o que esperamos deles.
· Os nossos pontos de vista em relação ao eu: alguns backgrounds culturais dão muita importância ao servir o parceiro e ao agir pensando no relacionamento, em primeiro lugar. Outros backgrounds culturais são centrados mais no “eu” e colocam mais ênfase no indivíduo em detrimento do casal. As nossas culturas irão afetar a forma como agimos nos nossos relacionamentos e a prioridade que damos a nós mesmos vs a que damos ao casal e ao parceiro.
· Os nossos pontos de vista em relação à importância do amor: enquanto algumas culturas sentem que relacionamentos/casamento são um tipo de acordo entre partes, ou um mecanismo para ter uma família, outras acreditam num relacionamento/casamento por amor. Algumas culturas colocam o amor como o fator mais importante para a escolha de alguém com quem casar ou com quem se relacionar, enquanto outras encorajam o casamento entre duas pessoas, mesmo que não se amem. Os nossos pontos de vista em relação à importância do amor irão afetar a forma como abordamos os nossos relacionamentos: são um meio para atingir um fim ou procuramos o amor verdadeiro? Estes são dois pontos de vista muito diferentes e a nossa criação irá afetar a forma como lidamos com os nossos relacionamentos e objetivos finais, e o que procuramos.
*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!