Uncategorized

Como parar de pedir desculpa*

09/05/2013
1. Saiba quando é um bom momento para pedir desculpa. É apropriado dizer alguma coisa quando alguém recebeu uma má notícia ou quando fizemos a vida de alguém difícil. No entanto, há muitas vezes em que não é preciso pedir desculpa. Aprenda a diferença entre as duas.
2. Repare a quem tem tendência para pedir desculpa. Há pessoas que minam a sua confiança ou o deixam com a sensação de estar sempre errado? Nessas situações, você está a permitir que alguém aja como se fosse mais importante do que você.
3. Tente perceber quando começa a desculpar-se. É difícil reconhecer hábitos, são normalmente automáticos e apenas estamos semi-conscientes em relação aos padrões que adotamos e às coisas que tendemos a dizer. Por exemplo, dá por si a pedir desculpa constantemente pelos erros dos outros? Tende a pedir desculpa só para acabar com uma discussão?
4. Tente procurar as raízes, ou a necessidade, do que está tentando encobrir. Por exemplo, talvez uma figura de autoridade (pai/mãe, professor, irmão mais velho, treinador) ficava zangado se você simplesmente não se calasse ou assumisse a culpa. Como alternativa, você pode sentir que não pode partilhar a forma como se sente e simplesmente pede desculpa e reprime as suas verdadeiras emoções.
5. Relacionado com o que foi exposto acima, pense na forma como a sua tendência para pedir desculpa aos outros o afeta lá na frente. Por exemplo: é provável que esteja a construir um monte de queixas ou que esteja a retirar-se de uma possível aproximação em relação aos que ama.
6. Decida estabelecer e fazer cumprir os seus limites, e a dizer “não” aos outros, sem ter de pedir desculpa. 

*Via

You Might Also Like

error: Content is protected !!