Uncategorized

Como reconhecer um amigo tóxico*

11/06/2012
1.    É uma pessoa que te põe pra baixo o tempo todo? Um amigo é alguém que te aceita do jeito que tu és e te permite seres diferente, pensares pela própria cabeça e tomares as tuas próprias decisões, sem explicações. No entanto, se a pessoa te humilha ou te põe para baixo o tempo todo, critica as tuas opiniões ou a forma como te vestes ou te apresentas, então é alguém a evitar, porque é um amigo tóxico.  
2.    Fala sobre ti de uma forma fofoqueira? Um amigo é alguém em quem podes confiar totalmente. Com quem podes partilhar os teus segredos mais profundos e dizer o que te vai na cabeça que ele não dirá a ninguém ou trairá a tua confiança.No entanto, se tens constantemente de medir as palavras na sua presença pelo facto de ele ser fofoqueiro ou haver a forte probabilidade de ele deixar escapar algo, é muito provável que seja um amigo tóxico.
3.    Escarnece de ti e goza com a tua cara o tempo todo? Rir um bocadinho dos outros, de forma suave, mostra afeto entre amigos. Mas se está constantemente a gozar com a tua cara, a sublinhar os teus defeitos ou a atacar-te em público, então não é um amigo genuíno.
4.    Como te sentes depois de teres estado com o teu amigo?
–      Sentes-te defensivo quando passas tempo com ele?
–      Sentes-te magoado ou chateado depois de passares um tempo com ele?
–      Sentes que tens de te justificar o tempo todo em vez de seres natural perto do teu amigo?
–      Gostas da companhia dele ou sentes-te ambivalente?
–      Ele debilita a tua confiança e auto-estima?
–      Sentes-te atacado e usado após passares um tempo com ele?
–      Esta amizade parece desequilibrada e exige muito trabalho?
–      É mais uma competição do que uma amizade genuína?
Nota: Se reconheces os sinais de um amigo tóxico, é hora de andar para a frente e tentar achar um amigo diferente. Permaneceres com esta pessoa vai causar estragos na tua felicidade.

*Tradução minha

You Might Also Like

  • Kruzes Kanhoto 11/06/2012 at 18:51

    O António Francisco é um gajo que se topa mesmo à distância…

  • error: Content is protected !!