Uncategorized

D’ As intermitências da morte*

18/06/2010

A Maria diz que esta mania portuguesa a irrita. De só enlevar pessoas depois que elas morrem. Não acho que seja isso. Mesmo pra mim, que não gosto da figura pública do Saramago, nunca li nenhum livro dele, nunca calhou, mas choca-me. Como me choca a morte do Michael Jackson e da Princesa de Gales. Porque são pessoas que conhecia mas não conhecia. São pessoas eternas, que ficam para sempre. Pessoas, cuja história de vida, uma boa parte, pelo menos, acompanhei.

No dia do jogo Portugal x Brasil completa-se um ano da morte do rei da POP. Estava em Salvador. Estou sempre fora de casa quando grandes personalidades morrem. Também não estava em casa quando a Amália morreu. Mas fiquei chocada, sem nunca ter sido fã do MJ. Só de algumas músicas, muito fã. Mesmo com todo aquele mistério de perversidade à volta dele. Ainda que mal acomparado, é como o Saramago. O Saramago era bom no que fazia, muito bom, dos melhores do mundo, foi isso que nos disse o Nobel. Mas era só, pelo menos aos olhos do público que nunca lhe chegou nem perto, quanto mais próximo.

Mas é isso, pá. É natural que fique sem saber o que pensar quando descubro que o Saramago morreu. Isso não faz dele melhor pessoa e figura menos execrável. Além disso, há aquela coisa de respeitar os mortos e tal.

A literatura portuguesa, e mundial, sofreu uma perda imensa, a humanidade não.

*Título roubado ao próprio

You Might Also Like

  • Maria 18/06/2010 at 21:59

    Isa
    Eu não estava a falar de pessoas como nós. Estava a falar da classe política deste país, de gente com responsabildade para enaltecer e valorizar os seus e não o faz.

    Dou-te um exemplo: Portugal teve durante anos e anos um português como alto quadro das Nações Unidas. O Sr. tem um blogue e reformou-se da ONU há coisa de meses. Durante uma vida inteira ao serviço da ONU e tendo

  • Anonymous 18/06/2010 at 23:23

    Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

  • Isa 19/06/2010 at 00:05

    Tens toda a razão, Maria.

    Este blog não permite insultos. Lamentamos.

  • error: Content is protected !!