Uncategorized

Disconnect

16/11/2014

Vejo muitos filmes meia boca, sempre os mesmos géneros. O cinema para mim também tem essa função, distrair-me, entreter-me. No entanto, não é esse o principal motivo que me leva a consumir cinema. É uma das minhas artes preferidas, por variadíssimos motivos, tantos quantos os que me fazem consumi-lo. Por ver muito, começo a dar preferência aos filmes que me deixam com a cabeça cheia e vazia de palavras, que demoram a digerir, nos quais ficas a pensar dias e dias seguidos. Recentemente aconteceu-me com Nifomaníaca e com um menos conhecido, Disconnect. E a proposta de Disconnect é essa mesma, desligar para voltar a ligar, do jeito “certo”.

O filme é sobre a internet e o uso que cada um dos 4 núcleos de personagens lhe dá. Alguns destes núcleos entre-cruzam-se com o desenrolar da história e, em cada um deles, pelo menos um dos membros depende emocionalmente da rede. Há dois que dela dependem financeiramente e todos os que se relacionam virtualmente se envolvem emocionalmente, criam vínculos, empatias. O ecrã pode evitar o contacto físico, mas não evita o vínculo emocional que se cria com a partilha de vulnerabilidades.

Em todos os casos, do que se trata é de atenção, de procura de gente com quem nos identifiquemos, de conforto emocional, (já que os que estão presentes nem fisicamente o fazem) para que não estejamos tão sozinhos, em alguns casos também na vida lá de fora, noutros apenas no coração, independentemente de estarmos rodeados de gente.

E o que todos precisam de fazer é desconectar, da internet, dos seus umbigos, e ver o que se passa à sua volta, com os que mais amam e a quem menos dão atenção. E voltarem a ligar-se a eles, do jeito certo, com contacto físico, presença, tempo de qualidade, atenção de coração.

A história tem twists do melhor que tenho visto, só vi assim, excelentes, completamente inesperados e encaixando perfeitamente na história, em filmes escandinavos. E o filme vale muito, muito a pena. E mexeu comigo como há muito tempo um filme não fazia…

You Might Also Like

error: Content is protected !!