Uncategorized

Dizer "não" aos outros

27/05/2013
Pode ser duro dizer “não” e fazermos as nossas coisas. Esperamos desaprovação ou rejeição por parte dos nossos amigos. Então, como dizer não de forma respeitosa quando não podemos ou não queremos dizer “sim”?
1. Ouça com respeito o que a outra pessoa tem a dizer: não interrompa quando estiver a falar, não fique agitado ou aborrecido. O outro pode perguntar, nesta fase, é apenas uma pergunta, está tudo bem.
2. Diga simplesmente que não, numa voz calma, sem elevar o tom: não pareça chateado ou comece a lamentar-se ou a aumentar o tom de voz. Diga “não” de forma calma e confiante. Respeitar-se-á mais se se fizer valer.
3. Transferir o motivo e a culpa para outra coisa qualquer: diga, por exemplo, tenho imensa pena, a minha agenda está cheia. Isto foca o aborrecimento na sua agenda, não em si. (Mas não se sinta tentado a mentir ou a inventar uma desculpa, pois pode ser descoberto e aí vai sentir-se mesmo mal.)
4. Não reaja nem confronte: podem pedir o que quiserem, e ter o direito de fazer pedidos, e você tem o direito de aceitar ou recusar. Diga: adoraria, mas… (e recuse), ajuda a aproximar-se e transmite empatia.
5. Não sinta que tem de dar explicações quando responde: não tem de dar um motivo ou explicar-se aos outros. Diga: desculpe, não posso. E, educadamente, mude de assunto.
6. Se quiser dar um motivo, seja simples e sucinto: não se justifique ou comece a discutir o seu lado. Os amigos verdadeiros aceitam a sua resposta e respeitam os seus limites.
7. Mantenha-se firme na sua decisão: se a pessoa começar a pressionar, diga que já decidiu e que nada do que o outro diga o pode convencer a mudar de ideias.

*Via (Tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!