Uncategorized

Ele há gente que só numa jaula…

09/05/2010

No outro dia fui ao teatro. A peça era uma valente bosta, mas o que mais me incomodou não foi a peça, foi o povo. As pessoas vão pro Teatro como quem vai ver um film em casa com os amigos. O homem que me recebeu os bilhetes fez questão que eu guardasse a garrafa de água que tinha na mão. Que não podia entrar com ela, que não podia tocar-lhe. Pergunto-me se por acaso disse o mesmo às outras pessoas. Nomeadamente: no teatro não se fala, nem antes de as luzes se acenderem sobre os atores, nem durante, nem depois. Nada, um pio. A peça começou e como ninguém falava, a gaja que estava atrás de nós continuou animadamente a conversa com quem tinha ao lado. Juro pela minha saúde, na maior, a falar baixinho, pra não se ouvir. No teatro! Nem quando o núcleo pobre da novela lhe disse a sua conversa está a incomodar, ela parou. Disse que parava já, já. No teatro não se comem chocolates (era a mesma gaja!!!), nem balas, nem nada, nada que faça barulho. Nem abrindo os papéis devagar, Nem pensar. Não se pode. É por isso que no teatro não se vendem pipocas e tal. No teatro não se fazem comentários, não se fala ao telefone nem que seja a nossa mãe. O teatro é como um jogo de ténis, silêncio absoluto. No teatro só vale rir, mas com contenção, quando as coisas têm graça, mesmo. Risos alarves são pro futebol, pra mesa do boteco, pro jardim zológico. E mesmo assim pouco.

Pergunto-me o que a minha pobre garrafa de água poderia contra tudo isto. Porque foi exactamente isto que aconteceu a peça inteira.

You Might Also Like

  • Gi 09/05/2010 at 11:40

    A tua garrafa de água poderia:
    #1 ter feito um estrondo ao bater na cabeça da gaja;
    #2 ter levado a gaja a gritar se tivesse sido aberta e derramada sobre ela.
    Deve ter sido nisso que o homem pensou :-)

  • Isa 09/05/2010 at 16:08

    Gi, a sério, n tens noção da selvajaria, pelamordedeus. Só à saída percebi que havia um monte de aborrecentes na platéia, mas mesmo assim, mesmo assim…

  • error: Content is protected !!