Traduções de Artigos de Psicologia

Estão de igual para igual no vosso relacionamento?*

01/10/2013
Todos gostamos de pensar que estamos de igual para igual no relacionamento, em que cada pessoa é tão importante quanto a outra, mas estamos mesmo? Aqui ficam algumas formas para determinar se estão de igual para igual no relacionamento e ambos estão a ser respeitados e a ter a atenção que merecem:
Ambos tomam decisões. Ambos devem ter algo a dizer nas decisões que tomam no relacionamento. O que se aplica a tudo, desde que filme ver ao lugar onde vão passar o Natal e com quem, e o que querem do relacionamento. Uma pessoa não deve decidir tudo e esperar que a outra diga que sim a tudo. Decididamente, vocês têm de ceder à vez, mas deve haver um equilíbrio na tomada de decisões.
Passam tempo com os amigos e família de cada um de forma equivalente. Numa relação de igual para igual, devem dividir o tempo irmãmente entre os amigos e família com quem passam tempo. Se nunca vê os seus amigos ou se só janta em família com a família do parceiro, não está numa relação de igual para igual. As outras pessoas nas vossas vidas devem ser igualmente importantes.
Ambos se apoiam. Claro que há momentos em que uma pessoa precisa de mais apoio do que a outra, mas na grande maioria do tempo deve sentir que ambos são apoiados de forma equivalente. Não deve dedicar todo o seu tempo e energia a dar apoio ao seu parceiro se não estiver a receber o mesmo apoio de volta.
Despendem tempo a ajudarem-se um ao outro de forma equilibrada. A sua vida não deve girar à volta dos estudos do seu parceiro ou dos objetivos dele, enquanto a sua lhe passa ao lado. Os relacionamentos são dar e receber, então, você deve ajudar o seu parceiro a cuidar dos sobrinhos dele e ele deve ajudá-la a montar a mobília do Ikea. Mesmo que seja coisa pouca, certifique-se de que o tempo em que dá e recebe é igual.
Dão prioridade aos compromissos de ambos. Numa relação de igual para igual, ambos devem dar prioridade e dividir o vosso tempo honrando os compromissos um do outro. Não deve passar todo o seu tempo em volta do trabalho dele ou esperar que ele vá ver todos os seus jogos de futebol, todos os fins-de-semana sem fazer algo por ele. É provável que ambos tenham vidas ocupadas, cheias de atividades e compromissos, e é importante que dividam o vosso tempo apoiando um ao outro.
Ambos dão voz às vossas opiniões. Ambos devem sentir-se confortáveis e respeitados o suficiente no relacionamento para que possam dizer o que pensam. A opinião de uma pessoa só não deve reger o relacionamento ou ditar regras em relação a algo em que acredita, em relação ao casal. ambos são indivíduos com opiniões diferentes e ambos devem ter a liberdade de as expressar no relacionamento. 
Ambos decidem o ritmo do relacionamento. Uma pessoa não deve decidir o relacionamento, se é sério, em que fase se encontra, quão comprometido se está, etc. O vosso relacionamento, os objetivos do mesmo e o ritmo a que avança devem ter um contributo equilibrado de ambas as partes. Há duas pessoas num relacionamento e ambos devem poder decidir o que querem dele.

*Via

Este é um tema que me é particularmente caro e, apesar de saber que há gente para tudo nesta vida, acho imensa graça que a alguém com meio dedo de testa lhe passe pela cabeça que, estando numa posição ou na outra, diametralmente opostas, consegue chegar a algum lado. 
Estejamos num extremo ou no outro, um dia fartamo-nos. Eu, que sou uma pessoa que sofre um bocadinho dos nervos e que padece de authority issues, farto-me sensivelmente ao fim de um dia e meio, se acaso a outra pessoa for burra o suficiente para insistir três vezes, em três situações diferentes, em levar a sua avante. Seja em que situação for, seja sob que forma de insistência for, manipulação, chantagem emocional, gentileza, facto consumado, you name it. 

You Might Also Like

  • Patife 01/10/2013 at 09:44

    Isa, filha, Deus sabes como vos adoro a todas, mas as mulheres são tão complicadas… Faz pausa ao pensar. Dá espaço ao sentir. ;)

    • Isa 01/10/2013 at 13:10

      opá eu juro que agora n percebi… :s

    error: Content is protected !!