Uncategorized

Fases de uma separação*

20/05/2013
Não há dúvidas que o processo de uma separação é muito duro. Pode sinalizar a perda de alguém muito importante na nossa vida e normalmente leva um tempo até conseguirmos recuperar completamente. Aqui ficam as principais fazes de uma separação:
· Choque: mesmo que tenha sido você a iniciar o processo de rompimento e tenha vindo a pensar nisso por algum tempo, a separação é sempre um choque. Está habituado a passar todo o tempo junto e a contar tudo e agora não pode. Independentemente de quem tenha iniciado o processo, tem de haver um choque inicial, à medida que nos acostumamos a que o outro já não esteja na nossa vida.
· Tristeza/perda: à medida que se adapta ao facto de o outro já não fazer parte da sua vida, é comum sentir uma tristeza profunda ou uma sensação de perda. Vocês está a fazer o luto de alguém que foi uma parte muito grande da sua vida e agora se foi. Esta é uma fase difícil e cheia de dor e tristeza.
· Culpa: nesta fase, já não está triste o tempo todo e começa a refletir sobre os motivos pelos quais não deu certo. Identifica os principais motivos pelos quais a relação decaiu e atribui a culpa a si ou ao seu parceiro. Ajuda a tomar consciência do que deu errado, quando podemos culpar alguém.
· Raiva: nesta fase percebe o quanto pôs no relacionamento e fica furioso. A raiva pode ser direcionada para o seu parceiro, se sente que não foi bem tratada, ou para si, se sente que desperdiçou o seu tempo ou energia no relacionamento.
· Vingança: as pessoas passam normalmente do estado da raiva para o de sede de vingança. De certa forma, esta fase é a continuação da fase da raiva, porque muitos dos sentimentos por detrás da vingança são os mesmos. Pode querer fazer ciúmes ao seu parceiro ou fazê-lo ver o que está a perder. Ou, se ele a magoou, quer que sofra o mesmo. Nem sempre levamos a vingança a cabo, mas pensar nisso é uma forma de nos ajudar a lidar com a separação.
· Fecho: assim que nos conseguimos libertar da raiva, conseguimos acalmar-nos e começamos a aceitar que o relacionamento acabou. Às vezes precisamos de algo específico para conseguir fechar, como por exemplo: falar com o nosso ex sobre um assunto não resolvido. Outras vezes, passa com o tempo. (não estou tão certa desta última, o tempo não resolve nada, só tira a questão ou a pessoa do foco da nossa atenção, substituindo-a por outra coisa ou pessoa). 

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!