Felicidade e Sentido

28/06/2024

Entre felicidade e sentido, já me cansei de o dizer aqui, sentido, sempre. Resta saber:

Porquê substituir a felicidade como propósito de vida?

Muitas vezes, perseguimos a felicidade como se fosse o Santo Graal. No entanto, a procura incessante pela felicidade pode tornar-se um labirinto traiçoeiro, cheio de compensações temporárias, que apenas mascaram conflitos internos.

Imagine um indivíduo que se sente vazio por dentro. Para preencher este vazio, recorre a compras compulsivas, consumo excessivo de álcool ou relações superficiais. Embora estas atividades possam proporcionar alívio momentâneo, o famoso quick fix, não resolvem o conflito subjacente.

Na verdade, podem perpetuar e agravá-lo, criando um ciclo vicioso.

Da mesma forma, imagine-se a conduzir um carro com um pneu vazio. O carro começa a vibrar e a conduzir mal. Em vez de parar para trocar o pneu, decide aumentar o volume da música para abafar o barulho. O alívio é temporário e, à medida que a viagem continua, o barulho fica mais alto e a vibração mais intensa.

Esta é uma metáfora para a procura implacável pela felicidade. Muitas coisas que pensamos que nos fazem felizes são apenas alívios temporários para conflitos internos. Ao compensar com estes alívios rápidos, perpetuamos e agravamos o conflito subjacente.

Como resultado, as compensações tornam-se cada vez mais extremas e frequentes, criando um ciclo vicioso. Exemplos incluem dependência de substâncias, compras excessivas ou relações destrutivas. Estas compensações podem ter consequências devastadoras, como problemas financeiros, de saúde e relações arruinadas.

De resto, as consequências de viver preso neste ciclo incluem dependência, relações acabadas e uma sensação persistente de insatisfação.

Em vez da felicidade, encontrar significado e verdadeiro propósito nas nossas vidas.

Encontrar significado envolve ligarmo-nos a algo maior do que nós mesmos, contribuir para a sociedade e viver de acordo com os nossos valores. O que proporciona uma sensação de realização duradoura, que não depende de alívios temporários. Já que o sentido vem de alinhar os nossos valores e ações, contribuindo para algo maior do que nós próprios, construindo, ao mesmo tempo, relações dignas de nota.

Portanto, deixemos de lado a busca incessante pela felicidade e, em vez disso, embarquemos numa jornada para encontrar significado. Ao fazê-lo, desbloqueamos um caminho para uma vida mais gratificante e plena.

Ao procurar sentido, resgatamos o nosso estoicismo para enfrentar os desafios da vida. Não eliminamos a dor ou os problemas, mas aprendemos a lidar com eles de forma saudável.

Bem como a crescer com eles.

Ou seja: deixemos de correr atrás da felicidade ilusória e, em vez disso, procuremos uma vida com sentido. É uma jornada que pode ser desafiante, mas as recompensas são imensas.

You Might Also Like

error: Protected Content