Traduções de Artigos de Psicologia

Formas de se afastar de conflitos*

06/06/2013
É normal discutirem um com o outro sobre coisas diferentes, bem como discordarem um do outro em determinadas situações, mas quando estas discussões e desacordos permanecem por resolver, começa a haver problemas. Com a ajuda de algumas dicas, você e o seu parceiro irão conseguir afastar os conflitos do vosso relacionamento:
1. Passem um tempo sozinhos: é melhor sentar-se sozinho por um bocado e bloquear os seus pensamentos negativos. Peça ao seu parceiro que a deixe um pouco sozinha, para que possa pensar e organizar-se, por forma a comunicar melhor.
2. Converta os seus pensamentos negativos em positivos: em vez de tentarem encontrar formas de se criticarem um ao outro ou procurarem coisas negativas, foquem nas partes positivas. Desenvolvam a habilidade de ultrapassar sensações negativas e tornem-nas positivas.
3. Respeitem as opiniões um do outro: não importa o quanto discorda do seu parceiro, jamais tire conclusões precipitadas. Em vez disso, deixe-o expressar os seus sentimentos e respeite as sugestões dele.
4. Tente entender o seu parceiro: quando estiverem a lidar com uma questão específica, é fácil apontar o dedo um ao outro, mas, se ao invés disso tentarem ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, podem entender-se muito melhor.
5. Não se humilhem um ao outro: pode discordar do que a outra pessoa tem a dizer, ou do que ela pensa, mas nunca deve humilhá-la, especialmente se estiverem rodeados de outras pessoas. A humilhação leva à baixa autoestima, o que não é nada saudável.
6. Faça um esforço: se houver uma discussão, não fique à espera que a outra pessoa venha resolver o problema. Não interessa quem está certo e errado, vocês devem tentar resolver uma situação de tensão o mais rápido possível.
7. Não fique com sentimentos ruins depois: é mesmo muito pouco saudável ficarem ressentidos um com o outro, depois. Porque quando tiverem uma outra discussão, vão continuar a gozar um com o outro sobre coisas que aconteceram no passado.
8. Mantenha um nível de comunicação saudável: independentemente de quão mal se sentir, é péssimo gritarem um com o outro ou dizerem coisas horríveis, porque as palavras podem magoar muito. Têm de se certificar de que a comunicação permanece saudável e que vai por um bom caminho, para que a questão possa ser resolvida de forma eficaz.

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!