Traduções de Artigos de Psicologia

Gente tóxica a evitar*

13/09/2013
1. O “Vulcão”: esta pessoa carrega muita raiva logo abaixo da superfície. Mais tarde ou mais cedo o vulcão vai explodir, vomitando lava quente em cima de si. A raiva dela é sempre desproporcional em relação ao que se está a passar. Você acabará por andar a pisar ovos sempre que se encontra com esta pessoa, quando tudo o que você precisa de fazer é afastar-se.
2. O “Charmoso”: também conhecido por sociopata. Este tipo de pessoa pode parecer atraente e saber a coisa certa a dizer, mas o motivo pelo qual é assim é para poder vigarizar e conseguir o que quer. Mente com um sorriso na cara. Engana, rouba, manipula e explora. Quebra todas as regras possíveis, porque acha que pode sair ileso, com grande classe e sem um pingo de remorso.
3. O “Narcisista”: esta pessoa valoriza-se acima de todos os outros. Inicialmente, pode parecer simpático, mas no fim iremos perceber que as suas necessidades e sentimentos são só o que importa. Vai desapontá-lo quando precisar do apoio dele e ele vai ficar com raiva de si se você inadvertidamente interfere na satisfação das necessidades dele.
4. O “Drama Queen”: este personagem precisa de ser o centro das atenções ou arranjar confusão onde quer que vá. Ou fica em perigo e exige ser resgatado ou arranja problemas para as pessoas que fazem parte da sua vida. Põe frequentemente uma pessoa contra a outra e depois recosta-se e curte o espetáculo.
5. O “Cínico”: este indivíduo raivoso e amargo vê o mal em tudo, mas a sua atitude é na verdade uma defesa psicológica contra sentimentos de vulnerabilidade. Inconscientemente decidiu que negatividade e pessimismo vão evitar que se magoe. O problema é que a sua atitude podre magoa toda a gente.
6. O “Queixoso”: este indivíduo culpa toda a gente pelo que dá errado na sua própria vida. Por se recusar a se responsabilizar pelas consequências das suas escolhas, repete os mesmos erros ad infinitum, acusando as pessoas à sua volta de lhe causarem sofrimento.
7. O “Grosseiro”: é um pretensioso, que menciona constantemente as pessoas importantes que conhece, e um alpinista social, que vê os outros como plataforma para a sua escada para o sucesso. Nada o trava até conseguir o dinheiro, o poder e o status pelos quais anseia. As interações sociais são todas estratégicas e concebidas para maximizar o acesso ao estilo de vida a que aspira. É incapaz de expressar afeto de forma genuína.
8. A “Criança rebelde”: é o rebelde, o que quebra as regras, o inconformista. À primeira vista, pode ser excitante, mas rapidamente se torna claro que a desconsideração imprudente em relação ao seu bem-estar e ao dos outros magoa e é pouco atrativa. Mesmo que esteja disposto a sofrer as consequências da sua própria impulsividade, você não tem de o fazer.
9. O “Sonhador”: esta pessoa tem sempre o próximo grande segredo para o sucesso na ponta dos dedos. É cheio de grandes ideias e planos, mas ou não os segue, ou não os pensa, até ao fim, o que resulta sempre em desastre financeiro e social. Ao nos prendermos a este navio que se afunda arriscamo-nos a ser arrastados por ele.
10. O “Rapaz perdido”: esta pessoa é um Peter Pan moderno. Recusou-se a crescer e em vez disso tenta que os seus amigos e entes queridos se responsabilizem emocional e financeiramente por ele. Esta criança perpétua poderia na verdade crescer, se quisesse, mas por nunca se responsabilizar por si mesma, será sempre um fardo na vida dos outros, para sempre.
*Via

You Might Also Like

  • O carteira vazia 13/09/2013 at 15:29

    e para mim acrescentava mais uma pessoa. a minha sogra eheh olha fiquei seguidor do teu blog!

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

  • Isa 13/09/2013 at 17:34

    Já tinha reparado e tu já tinhas dito isso num post mais abaixo, grata.

    Posso só dizer-te uma coisa? não precisas, mesmo, de escrever o nome do teu blog em cada comentário que fazes. Se nós clicarmos no teu nick, vamos parar ao teu blog de livre e espontânea vontade, sem nos sentirmos pressionados com a publicidade ostensiva e indesejada. Dá uma sensação de aproveitamento do espaço do

  • error: Content is protected !!