Depois de conhecermos o nosso tipo psicológico e nos maravilharmos com todo um mundo novo de possibilidades, reconhecimento e aceitação, é tempo de considerar a Função Inferior.
A Função Inferior corresponde ao que usamos menos do nosso tipo, à sombra.
Depende do tipo, introvertido ou extrovertido, e da função principal, sentimento ou pensamento, Intuição ou Sensação.
É muito curiosa a forma como reage, por exemplo, um pensamento extrovertido enquanto função dominante e enquanto função inferior. O mesmo tipo apresenta características completamente distintas, dependendo do tempo que despendemos com esse aspeto da nossa personalidade.
Um tipo pensamento extrovertido tem como expressão dominante: Competência, Verdade e precisão e Ação decisiva. Na função inferior, o pensamento extrovertido assume a forma de: Julgamento de incompetência, critica agressiva e ação precipitada.
É a função inferior que nos tem, não o contrário.
A função inferior é em grande parte inconsciente e a sua força irrompe e assume a personalidade, quando a força consciente quebra. Só nos apercebemos de que algo mudou quando tudo acabou. Apossa-se de nós e assume a atitude oposta à dominante. Como tal, a direção do fluxo de energia psíquica também será oposta. O que quer dizer que um extrovertido terá uma função inferior introvertida e um introvertido uma função inferior extrovertida.
Por isso não nos reconhecemos
O Step II dá ferramentas para lidar com a função que menos nos é familiar. Identifica-a, e aos gatilhos que a fazem disparar, e apresenta soluções eficazes para direcioná-la ou contê-la, para que jogue a nosso favor.
Se quiser saber o seu tipo, escreva para: contacto@isabelduartesoares.com