Uncategorized

Mind the Gap

05/04/2013
Sinais que revelam que uma relação é tóxica*
Se a sua mãe, amigo ou irmão diz frequentemente coisas maldosas, que magoam, depreciativas, quando a conversa não corre do jeito que ele ou ela querem, é porque querem diminuí-lo. Fazê-lo sentir-se menor fá-los sentirem-se poderosos e podem usar isso para o manipular. 
Numa relação tóxica, uma ou ambas as partes não apenas desgosta de algo no outro, fazem questão de ridicularizar e zombar desses valores nucleares, num esforço para os alterar. Se você tem de ser outra pessoa para ser “aceite” por um amigo, familiar ou parceiro, essa é uma relação tóxica com a qual você não vai querer ter nada a ver.
As pessoas tóxicas tentam sentir-se melhor, fazendo com que você se sinta mal consigo mesmo. Quando você começa a acreditar nesses comentários cruéis, isso irá fazê-lo sentir-se agradecido a essas pessoas por “aturá-lo”. Também faz com que seja mais fácil controlá-lo. Não há nada que agradecer quando alguém o trata assim. 
As pessoas tóxicas não fazem coisas por si, porque se preocupam consigo, porque querem vê-lo feliz, porque em geral gostam de fazer as coisas porque sim. Fazem coisas por si, acreditando que você  ficará eternamente em dívida para com eles pela “generosidade” que mostraram. Favores em relações tóxicas vêm com cobrança.

*Ler tudo, here. E aqui estão algumas dicas para lidar com uma relação tóxica.

You Might Also Like

  • S* 05/04/2013 at 20:27

    Fiquei assim meia incomodada. A verdade é que não gostamos de toda a gente, mas quando não gostamos de alguém da família da "nossa" pessoa, é complicado. Ainda mais complicado é quando notamos que alguém da família da nossa pessoa não trata a nossa pessoa como deve ser.

    • Isa 06/04/2013 at 00:21

      isso das relações familiares é um negócio muy, muy complicado, S*… Boa sorte e sabedoria para lidar com isso, viu?

    • S* 06/04/2013 at 14:11

      E paciência. <:D

    • Isa 06/04/2013 at 15:40

      :)) muita, muita.

  • Anita 06/04/2013 at 20:10

    E trabalhar com pessoas tóxicas!?? É o horror! Cansa-me mais, muito mais, do que o trabalho em si… Quero distância de gente assim! Largueza!

    • Isa 06/04/2013 at 21:57

      o que está em nós que aguenta esse tipo de gente é que é o diabo, minha querida, o diabo… Porque quanto ao tipo de gente, é isso aí e mais um pouco…

    error: Content is protected !!