Uncategorized

Na moral

19/02/2014

Vejo muita gente a associar a moral à religião, como se apenas fizesse parte do discurso religioso 13085563-moral-dilemma--ethics-concept--isolated-text-in-vintage-letterpress-wood-typee não estivesse prevista nos manuais de Direito.

Na vida privada, dentro de quatro paredes, cada um faz o que quer, desde que haja consentimento explícito de todas as partes. A coação não cabe aqui e encontra-se prevista nos códigos.

No coletivo não. A moral, tal como o Direito, são formas de controlo social. Basta pôr os olhos no que se está a passar nas ruas da Ucrânia, da Venezuela e até mesmo do Brasil para perceber que a moral faz falta, dentro de cada um de nós, e não é pouco.

Foi preciso institucionalizar a moral quando começámos a viver em sociedade. Não pode haver desculpas para a barbárie, racionalizá-la é legitimá-la. Sem controlo somos selvagens, o nosso instinto animal é fortíssimo, a constelação de um complexo põe-nos fora de nós. Simples assim. Não gosta, vá morar na selva.

You Might Also Like

  • Fuschia 19/02/2014 at 15:12

    Alo,
    por vezes preciso de livros de psicologia que estão esgotadíssimos em portugal parece-me a mim porque as edições em português são do Brasil. Conheces alguma livraria/alfarrabista aí de confiança que envie para portugal?

    bjo, obrigada

    • Isa 19/02/2014 at 15:14

      Podes tentar a estante virtual, não sei se envia para Portugal. Alfarrabistas aqui chamam-se sebos. A livraria Cultura envia, não sei a que preço.

  • Bocagiano 19/02/2014 at 19:28

    Podem existir muitos Códigos de Direito, mas a Lei n.º1 é o “Bom Senso”
    Foi a 1ª Lei que aprendi numa aula de Introdução ao Direito e tento não esquecer-me. :)

    Beijinho minha Isa – Líder espiritual. :)

    • Isa 19/02/2014 at 19:58

      Sem dúvida alguma, mas a questão é que nem todos o temos, ou temos conceitos diferentes de senso, enfim… fico sempre muito curiosa pra ver, a uma distância considerável, claro, o que seria um país, uma cidadezinha, vá, anárquica. sério, não durava uma semana…
      :D tu és um querido. Bjo grande :)

    error: Content is protected !!