Uncategorized

O que é o transtorno de ansiedade social?*

03/10/2013
Ansiedade social é o medo de situações sociais em que a interação com outras pessoas pode automaticamente trazer sensações de auto-consciência, julgamento, avaliação e inferioridade.
Dizendo de outra forma, a ansiedade social é o medo e a ansiedade do julgamento e da avaliação negativa por parte dos outros, lidando com sensações de inadequação, embaraço, humilhação e depressão. Se uma pessoa fica normalmente ansiosa em situações sociais, mas parece bem quando está sozinha, então a “ansiedade social” pode ser o seu problema.
Uma ansiedade social específica seria o medo de falar em frente a um grupo, enquanto que uma fobia social generalizada indica que a pessoa fica ansiosa, nervosa e sente-se desconfortável em praticamente todas as situações sociais.
As pessoas com transtorno de ansiedade social experenciam normalmente um stress emocional significativo nos seguintes tipos de situações:
· quando são apresentadas a outras pessoas
· quando são provocadas ou criticadas
· quando são o centro das atenções
· quando as observam enquanto fazem alguma coisa
· quando conhecem pessoas com alguma responsabilidade (“pessoas importantes”)
· na grande maioria dos encontros sociais, especialmente com estranhos
· quando têm de andar por uma sala (ou à volta de uma mesa) num círculo e têm de dizer alguma coisa.
As manifestações psicológicas que acompanham a ansiedade social podem incluir medo intenso, coração acelerado, corar, suar excessivamente, garganta e boca seca, tremores, engolir com dificuldade e contrações musculares. Uma ansiedade intensa e constante que não desaparece é a característica mais comum.
As pessoas com transtorno de ansiedade social sabem que a sua ansiedade é irracional e que não faz sentido. Não obstante, “saber” alguma coisa nunca é o mesmo que “acreditar” e “sentir” algo. Assim, nas pessoas com ansiedade social, os pensamentos e sentimentos de ansiedade persistem e não revelam sinais de que irão desaparecer, apesar do facto de as pessoas socialmente ansiosas “encararem os seus medos” todos os dias.

You Might Also Like

error: Content is protected !!