Traduções de Artigos de Psicologia

O seu parceiro trata-a bem?*

11/10/2013
Toda a gente merece um parceiro que nos trate com respeito, gentileza e adoração. Porquê assentar por menos que isso? Arranjamos frequentemente desculpas para o mau comportamento do nosso parceiro e simplesmente acostumamo-nos a isso. Não fique num relacionamento onde o seu parceiro não faz o seguinte para a tratar bem: 
Respeita as suas escolhas: mesmo que não seja o que escolheria para si, o seu parceiro deve respeitar as suas escolhas. Fazer pouco ou insultar as suas escolhas desde a musical ao que escolhe fazer no seu tempo livre pode parecer insignificante, mas pode irritar e tornar-se em algo maior. Se o seu parceiro não mostra respeito pela forma como você vive a sua vida, então não é alguém com quem você quer ficar. 
Trata bem os seus amigos e a sua família: parte de estar num relacionamento é abraçar as outras pessoas que fazem parte da vida do outro. Se são ou não as suas pessoas preferidas não está em causa. O que é importante é que o seu parceiro as trate com gentileza e com respeito por saber que elas são importantes para si. Deve ser capaz de pôr os sentimentos dele de lado e pelo menos ser bem educado e civilizado por respeito a si. 
Valoriza a sua opinião: não deve ficar com uma pessoa que despreza os seus pensamentos e opiniões ou acha que são inferiores aos dele. O seu parceiro ideal deve estar interessado em ouvir o que você tem para lhe dizer e deveria valorizar a sua opinião e o que você lhe traz. 
Fala consigo de forma amável: o seu parceiro jamais deve gritar consigo, reprimi-la ou insultá-la, mesmo que esteja zangado. Há muitas outras formas de lidar com as emoções e as discussões que não envolvam abuso verbal. O seu parceiro deve falar consigo com respeito e amabilidade. 
Fá-la sentir-se importante: nós não temos de estar num relacionamento, escolhemos estar por acharmos que a outra pessoa é especial e queremos ficar com ela. Então, o seu parceiro deve tratá-la de forma a refletir isso. Deve fazê-la sentir-se valorizada, apreciada, especial e parte importante da vida dele. Se não se sente desta forma, porque é que está num relacionamento?
Aceita as suas imperfeições: enquanto seres humanos, todos temos defeitos. Da mesma forma que aceita as imperfeições dele, ele deve aceitar as suas. Não deve esfregar no seu nariz algo que você fez de errado. Não deve fazê-la sentir-se embaraçada ou humilhada por ter feito algo errado. Um bom parceiro irá ajudá-la, rir-se da situação ou olhar pro lado quando você faz algo que o irrita. 
Fá-la sentir-se segura no relacionamento: o seu parceiro deveria fazê-la sentir que o vosso relacionamento é seguro. Se ameaça constantemente que vai terminar se não agir da forma que ele quer que aja, irá andar sempre a pisar em ovos. Jamais deve ser levada a sentir que ele controla o relacionamento e que lhe vai tirar o tapete se não se comportar da forma que ele quer. Jamais conseguirá relaxar e confiar no relacionamento se ele a trata dessa forma. 

*Via 

(Enfim, né, está no masculino porque em inglês não há distinção de género nos pronomes e na própria palavra Partner, mas sois inteligentes e sabeis que vale pros dois lados, não é isso? Há por aí muito boa mulher a usar e a abusar de muito gajo decente.)

    You Might Also Like

    error: Content is protected !!