Uncategorized

Os 16 tipos de personalidade*

30/01/2014
ISTJ – O concretizador do dever – sério e silencioso, interessado em segurança e numa vida pacífica. Extremamente metódico, responsável e dependente. Poderes de concentração bem desenvolvidos. Normalmente interessado em apoiar e promover tradições e conceitos pré-estabelecidos. Bem organizado e trabalhador incansável, trabalha com firmeza no sentido de atingir objetivos pré-definidos. Consegue normalmente concretizar qualquer tarefa uma vez que se determina a fazê-lo.
ISTP – O mecânico – silencioso e reservado, interessado na forma como as coisas funcionam. Excelentes habilidades com coisas mecânicas. Gosta de correr riscos e vive para o momento. Normalmente interessado e talentoso em desportos radicais. Não é complicado quando aos seus desejos. Leal aos seus pares e aos seus valores internos, mas não se preocupa muito em respeitar leis e regras se estas interferem no seu objetivo de concretizar alguma coisa. Desligado e analítico, é excelente em arranjar soluções para problemas práticos.
ISFJ – O nutridor – silencioso, amável e consciente. Pode ser dependente por forma a seguir em frente. Normalmente põe as necessidades dos outros à frente das suas. Estável e prático, valoriza a segurança e as tradições. Sentido de espaço e função bem desenvolvidos. Mundo interior riquíssimo em observações sobre as pessoas. Extremamente perceptivo em relação aos sentimentos dos outros. Interessado em servir aos outros.
ISFP – O artista – silencioso, sério, sensível e amável. Não gosta de conflito e não é provável que faça coisas que gerem conflito. Leal e fiel. Sentidos extremamente bem desenvolvidos e apreço estético pelo belo. Não está interessado em liderar ou controlar os outros. Flexível e de mente aberta. Provavelmente original e criativo. Curte o momento presente.
INFJ – O protetor – forte e silencioso, original e sensível. Tende a ficar agarrado às coisas até que terminem. Extremamente intuitivo em relação às pessoas e preocupado com os seus sentimentos. Sistemas de valores bem desenvolvido aos quais adere de forma rígida. Respeitado pela sua perseverança em fazer a coisa certa. Provavelmente individualista, muito mais do que líder ou seguidor.
INFP – O idealista – silencioso, reflexivo e idealista. Interessado em servir à humanidade. Sistema de valores bem desenvolvido, luta para viver de acordo com esses valores. Extremamente leal, adaptável e descontraído a não ser que algum valor enraizado esteja ameaçado. É normalmente um escritor talentoso. Rapidez mental e com capacidade para ver possibilidades. Interessado em perceber e ajudar as pessoas.
INTJ – O cientista – independente, original, analítico e determinado. Tem uma habilidade excecional para converter teorias em sólidos planos de ação. Conhecimento, competência e estrutura de alto nível. O que o move é dar significado à sua visão. Pensador de longo alcance. Padrões de exigência muito elevados em relação ao seu desempenho e ao dos outros. Líder natural, mas seguirá outros líderes desde que confie neles.
INTP – O pensador – pensador lógico, original e criativo. Pode entusiasmar-se muito com teorias e ideias. O que o move é a conversão de teorias em coisas que sejam claramente entendíveis por qualquer pessoa, com excelentes capacidades para o fazer. Elevados conhecimentos, competência e pensamento lógico. Sossegado e reservado, é difícil conhecê-lo bem. Individualista, não têm qualquer interesse em liderar ou em seguir os outros.
ESTP – O executante – amigável, adaptável e orientado para a ação. Os executantes são focados nos resultados imediatos. Vivem o aqui e agora e gostam de correr riscos, vivendo vidas aceleradas. Impacientam-se com explicações longas. Extremamente leais aos seus pares, mas nem sempre respeitam regras e leis se estas intervêm no processo de conclusão das coisas. Excelentes capacidades para lidar com pessoas.
ESTJ – O guardião – Prático, tradicional e organizado. Com tendência para ser atlético. Não se interessa pela teoria ou pelo abstrato a não ser que tenha aplicação prática. Com uma visão clara sobre como as coisas deveriam ser. Leal e trabalhador incansável. Gosta de estar no comando. Com excelentes capacidades de organização e de condução de atividades. “Bons cidadãos” que valorizam uma vida segura e em paz.
ESFP – O cumpridor – o que o move são as pessoas, é divertido e amoroso, torna as coisas mais divertidas para os outros, para o divertimento destes. Vive para o momento, adora novas experiências. não gosta da teoria e de análise impessoal. Interessado em servir aos outros. Grande probabilidade de ser o centro das atenções em grupos sociais. Senso comum e habilidades práticas bem desenvolvidos.
ESFJ – O cuidador – caloroso, popular e consciencioso. Tende a pôr as necessidades dos outros à frente das suas. Sentido de responsabilidade e do dever muito fortes. Valoriza as tradições e a segurança. Interessado em servir aos outros. Precisa de reforço positivo para se sentir bem em relação a si mesmo. Sentido de espaço e função bem desenvolvidos.
ENFP – O inspirador – Entusiasmado, idealista e criativo. Capaz de fazer qualquer coisa por que se interesse. Excelentes capacidades para lidar com pessoas. Precisa de viver a vida de acordo com os seus valores internos. Entusiasma-se com novas ideias mas os detalhes entediam-no. Mente aberta e flexível, com uma enorme gama de interesses e habilidades.
ENFJ – O doador – Popular e sensível, com incríveis capacidades para lidar com pessoas. Externamente focado, preocupa-se verdadeiramente com o que os outros pensam e sentem. Normalmente não gosta de estar sozinho. Vê tudo do ângulo humano e não gosta de análises impessoais. Muito eficiente na gestão das questões entre as pessoas e na liderança de discussões em grupo. Interessado em servir aos outros e provavelmente põe as necessidades deles acima das suas.
ENTP – O visionário – criativo, habilidoso e intelectualmente rápido. Bom numa imensa variedade de coisas. Gosta de debater assuntos e pode alinhar numa postura de ganhar a qualquer custo. Entusiasma-se muito com novas ideias e projetos mas pode descuidar os aspetos mais rotineiros da vida. Geralmente sem rodeios e assertivo. Gosta de pessoas que sejam uma companhia estimulante. Excelentes capacidades para entender conceitos e aplicar a lógica para arranjar soluções.
ENTJ – O executivo – Assertivo e sem rodeios – Excelente habilidade para entender difíceis problemas de organização e criar soluções. Inteligente e bem informado, normalmente com excelentes capacidades para falar em público. Valoriza o conhecimento e a competência e tem normalmente pouca paciência para a ineficiência e a desorganização.

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!