Uncategorized

Páscoa

12/04/2009

Lembro-me particularmente de uma Páscoa em que passámos em Abrantes e que passámos a tarde à procura dos ovos que mamãe tinha escondido lá fora. Lembro-me da frustração do meu irmão mais novo por não conseguir encontrar ovo nenhum, supostamente, cada ovo que encontrássemos era nosso. Lembro-me de lhe porem um ovo a jeito, de lhe irem dizendo quente, quente, a ferver, à medida que ele se aproximava do ovo escondido. Lembro-me da felicidade dele quando o encontrou finalmente.

Anos depois, lembro-me de o Domingo de Páscoa ser uma alegria por finalmente podermos comer doces e pelo fim de 40 dias de peixe à 6ª feira.

À medida que fomos crescendo, acabaram-se os ovos e vieram os chocolates. Acabaram os chocolates e vieram as amêndoas. Amêndoas de açúcar, belgas, caramelizadas ou lá o que é, e as de chocolate, só chocolate por fora. Que ficam em tacinhas em cima da mesa da sala lá de casa. Cujos restos mamãe guarda na cozinha para que durem um pouco mais do que meia hora. É uma família de gente gulosa, sim.

Aqui não vi amêndoas, só ovos e coelhinhos. Ainda estou pra saber que raio é que os coelhinhos têm a ver com a Páscoa…

A grande maioria das pessoas que conheço não liga à Páscoa, não há presentes, não interessa. Para mim, a Páscoa, como qualquer outra festa religiosa, é reunião de família. Por osmose, por tradição, seja lá pelo que for. É família.

Aqui também, também é família. Toda a gente almoça com a família, toda a gente tem compromissos pascais. Aqui, do outro lado do Atlântico, e na impossibilidade de estar perto de toda a família, passo, com muito gosto e um prazer imenso, com a família que me acolheu, com gosto, com Amor, de cara alegre, sem reservas, sem condições, sem dramas.

Boa Páscoa, família!

You Might Also Like

  • bonifaceo 13/04/2009 at 13:21

    Os coelhos acho que vêm da celebração da Páscoa que já era celebrada antes desta que é celebrada pelos cristãos, e logo com outros motivos.
    Então, o coelho significa fertilidde e vem dessa celebração pagã. Não sei muito mais,mas lembro-me de há uns anos isto ser falado num blog e eu ter ido pesquisar.
    Beijo.

  • Diana 13/04/2009 at 13:38

    As únicas amendoas que encontrei foram aquelas de chocolate por dentro poranto, técnicamente, não são amendoas!

  • Isa 13/04/2009 at 15:32

    uia Boni n sabia…
    tecnicamente n
    :-D
    Bjs

  • error: Content is protected !!