Uncategorized

Personalidade do grupo

15/03/2012

Aqui há tempos escrevi que o grupo não nos torna mais fortes, mata-nos aos poucos. Antes tinha dito que a personalidade do grupo me metia muito nojinho. Ontem descobri porquê, num agrupamento de pessoas, o nível de consciência baixa, ela fica menos racional e mais emocional. Em grupo, as pessoas não pensam, são levadas pela emoção. O nível de consciência individual desce, restando o coletivo. Vide “Mississipi em chamas”, vide os discursos do Hitler e aquela maralha toda a dizer amén, vide as claques de futebol. Deus nos defenda…

E talvez seja isso que acontece com os virais na internet, principalmente nas redes sociais, o Kony2012 é o melhor e mais recente exemplo disso, que acontece com as coisas mediáticas na TV, um excelente exemplo disso aqui no Brasil foi a polémica no BBB, que levou a que o gajo fosse expulso e rotulado de violador, foi o que aconteceu com o julgamento que falávamos no outro dia, foi o que aconteceu com o vídeo da sábado, foi o que aconteceu hoje, por causa de um texto cujo título é o do livro da Fal e imediatamente quem leu associou o texto da blogger ao livro, sem pensar duas vezes, convencendo-se piamente de que era plágio. Posso-me gabar de conhecer bem o estilo da Fal – leio-a desde 2005, todos os dias, e já li o livro que acaba de sair, como li todos os outros – e o texto em causa não tinha nada, absolutamente nada de literário. Com todo o respeito pela situação em que a blogger se encontrava, o que foi escrito era muito básico, básico demais para ter sido a Fal a autora. Ainda assim, houve várias pessoas que disseram que se lembravam de ter lido aquilo. E é impressionante a quantidade de gente que foi de arrasto. É assim que funciona a personalidade do grupo e ninguém, ninguém está a salvo. O importante é que haja sempre alguém que trave os ímpetos do grupo, confiar no grupo cegamente é o diabo…

You Might Also Like

  • Izzie 15/03/2012 at 10:11

    Espírito de matilha: um diz mata, logo 10 gritam esfola. Cada dia que passa mais tendo para o individualismo.

    • Isa 15/03/2012 at 14:50

      individuação, podes crer!

  • Diana 15/03/2012 at 13:03

    What the f*ck, pergunto eu. Que passou? Quanto maior o pais, maior o analfabetismo, maior o carneirismo. E as modas? É uma merda, é o que é. Sabes, pensar dá muito trabalho e se, assim como assim, há um gajo ao lado que já fez a papinha toda, vamos por ali que é mais fácil.

    • Isa 15/03/2012 at 14:52

      é isso mesmo, pensar dá uma trabalheira do cacete. e mais vale acabar com uma pessoa que tá sozinha no meio da matilha. somos todos muito fortes em grupo, somos :S

  • Diana 15/03/2012 at 13:08

    Já vi. :-) Ainda bem que a coisa se acabou por resolver rápidamente.

  • error: Content is protected !!