Traduções de Artigos de Psicologia

Preocupa-se demasiado com o que os outros pensam?*

29/05/2013
Fica complexado com o que os outros pensam de si? Está constantemente preocupado com as opiniões dos outros antes de tomar decisões ou fazer alguma coisa? Aqui ficam alguns sinais de que se preocupa demasiado com o que os outros pensam e o que fazer em relação a isso:
· Só sai com pessoas que acha que os seus amigos (pais…) vão gostar. Se a ideia de os seus mais queridos não aprovarem o seu namorado(a) é suficiente para o fazer deixar de sair com elas, está decididamente a dar importância demais ao que os outros pensam. Pode estar a perder algo maravilhoso, por se basear nas opiniões dos outros.
· Esconde as suas coisas favoritas. Ouve jazz às escondidas ao mesmo tempo que finge gostar de Beyonce, porque no seu círculo toda a gente a prefere? Ou esconde que gosta de alguma coisa por achar que não é cool? Se esconde as suas coisas preferidas e finge gostar de coisas mais populares, está demasiado focado no que os outros pensam.
· Escolhe coisas com base no que os outros estão a fazer em vez de escolher o que realmente quer, está a pôr demasiado ênfase no que os outros pensam. Deve basear as suas escolhas com base nos seus próprios interesses e não no que os outros possam pensar de si.
· Esconde as suas opiniões e apenas concorda com os outros. Se se cala em relação aos seus verdadeiros sentimentos e apenas concorda com o que toda a gente diz, não está a ser verdadeiro consigo e está a dar demasiado crédito ao que as outras pessoas pensam. Não deve ter medo de ser quem é e de expressar as suas ideias e pensamentos.
Se der por si a adotar algum dos comportamentos acima, precisa de parar de se preocupar com o que os outros pensam e começar a focar em si. Aqui fica de que forma:
· Trabalhe a sua autoconfiança. Quando se preocupa demais com o que os outros pensam, é, em grande parte, por pensar que não é importante ou bom o suficiente. Melhorar a sua autoestima vai dar-lhe mais confiança para fazer as suas próprias escolhas.
· Perceba que ser único é cool. As pessoas mais cool que você conhece são provavelmente as que dançam conforme a sua própria música. As pessoas são atraídas por gente independente e com um estilo único.
· Dê-se uma oportunidade. Pergunte-se: o que de pior poderia acontecer? O que poderia acontecer se se posicionar ou se fizer alguma coisa de que goste, independentemente do que os outros pensam? Provavelmente nada. De facto, as pessoas iriam provavelmente admirá-lo por isso.
· Perceba que os verdadeiros amigos vão gostar de si por quem é. Se tem medo de perder amigos caso faça alguma coisa de que não gostem, deveria perceber que eles não são seus verdadeiros amigos. Seja você mesmo e os seus amigos irão amá-lo por isso.
· Perceba que não pode agradar a toda a gente. Se as suas ações são ditadas pela tentativa de fazer os outros felizes, perceba que isso é impossível. Haverá sempre alguém que irá discordar de si ou que terá outra opinião. É impossível agradar a toda a gente, o tempo todo, foque no que gosta, em vez de se preocupar com o que o resto das pessoas pensa.

*Via (Tradução)

You Might Also Like

error: Content is protected !!