Uncategorized

Preto ou Branco? Cinzento, obrigada.

14/09/2015

A facilidade com que se tem acusado gente de racista e xenófoba por causa de opiniões válidas, apreensões genuínas e questões bem práticas, é verdadeiramente assustadora.

Por esse facebook fora tem sido um fartote de gente que se diz chocada com os seus amigos e conhecidos porque estes ousam questionar a abertura indiscriminada das portas das suas casas a vagas exorbitantes de refugiados de países muçulmanos, que têm a posição que têm em relação a valores tão caros ao ocidente, como a questão das mulheres e a liberdade religiosa. Isto é inegável, quer vocês queiram quer não.

É muito fácil ter opiniões, agir já é outra história. E uma coisa é eu estar apreensiva em relação a toda esta crise e não ser tontinha o suficiente para dizer venham, venham todos que aqui nós damos conta do recado. Outra coisa é dar um pontapé num refugiado. São coisas completamente diferentes, mas é muito mais fácil pormo-nos do lado dos “bons” e catalogar todos os outros de maus, como se a vida se tratasse de um filme americano dos anos 90. Acusando os maus (que até prova em contrário apenas cometem o pecado capital de ter uma opinião diferente da nossa) inclusive e indiretamente de colaboracionistas com o regime nazi, fala sério… Comparar a  situação que a Europa vive neste momento com a fuga dos judeus, que estavam a ser perseguidos, é desonesto e ao que sei, em relação por exemplo, à guerra da ex-Jugoslávia, ninguém negou refúgio a qualquer cidadão de qualquer uma das ex-repúblicas. Que se estabeleceram nos países que os acolheram, arranjaram empregos, constituíram família e lá ficaram, a viver a vida que toda a gente leva, inseridos na comunidade, como quase se exige a um emigrante. Adapta-te ou vai-te embora. Isto parece-me muito simples de entender e nem sequer percebo como é possível viver num país que não seja o nosso se não for assim.

You need to be logged in to view the rest of the content. Por favor . Ainda não está registado? Associe-se!

You Might Also Like

  • Ana Rita 14/09/2015 at 16:09
    You need to be logged in to view this content.
  • error: Content is protected !!