Traduções de Artigos de Psicologia

Quais os sinais de um narcisista?*

17/06/2013
1. São arrogantes e acham que tudo lhes é devido: este é um dos indicadores-chave de um narcisista. Ele ou ela acha que é especial, superior aos outros e merece ser melhor tratado do que os outros. Gostam de alardear os seus sucessos e conquistas, e querem que toda a gente lhes diga quão maravilhosos eles são. Em eventos sociais, têm de ser o centro das atenções, e toda a gente tem de falar sobre o que ele ou ela quer falar.
2. Usam e exploram os outros: o narcisista vê pessoas como se estivessem lá para eles. Assim, usa outras pessoas para o ajudar a atingir os seus objetivos. Também vive às custas dos outros, e usa-os sexualmente. Então, lança o seu charme, seduz e usa os outros, depois, rapidamente segue em frente.  
3. Falta-lhes empatia: o narcisista não consegue estabelecer relacionamentos. Para ele, os sentimentos não importam; não têm empatia. Não está nem aí para os danos ou as dores de cabeça que pode causar. Também não apoiam nem ajudam, quando a vida está difícil.
4. Têm fronteiras fracas: o narcisista não respeitará as suas fronteiras. Toma o que é seu e usa-o, e vê isso como um direito seu. É rude, insulta os outros, comenta a sua aparência e viola os padrões que outros vêem como justos.
Algumas dicas para lidar com um narcisista
(a) Primeiro, tem de reconhecer as suas próprias vulnerabilidades para não ser tomado por um narcisista charmoso, que o faz sentir-se especial ou a melhor coisa do mundo.
(b)Segundo, perceba que este indivíduo não é uma pessoa normal, não estará lá por si, porque não é empático. Reconheça os sinais que indiquem que é obcecado por si mesmo.
(c) Terceiro, estabeleça e mantenha fronteiras saudáveis e rigorosas.
(d) Finalmente, um narcisista é sempre só ele e não há, realmente, um dar e receber, reconheça que deve seguir em frente e tirar essa pessoa da sua vida.
*Via (tradução minha)

You Might Also Like

  • S* 17/06/2013 at 13:25

    Olha, conheço uma que é tal e qual!!

    • Isa 17/06/2013 at 13:49

      eu tb, acabei de me dar conta, que medo… e nao é só uma…

    error: Content is protected !!