Traduções de Artigos de Psicologia

Quando alguém força*

12/06/2013

Há pessoas que ainda precisam de dominar a arte da subtileza e a sua abordagem pode ser demasiado agressiva para o seu gosto. Pode ser frustrante ser perseguido por alguém que não consegue ouvir um não. Não queremos ser mal-criados, mas queremos que nos deixem em paz. Aqui fica como encontrar o equilíbrio certo e lidar com alguém que força:
· Dê espaço: crie um espaço para respirar entre você e a pessoa, se for possível. Tente passar um tempo num lugar em que não veja essa pessoa, o que lhe dará espaço para respirar e, esperemos, arrefecer os ânimos.
· Seja claro quanto ao que quer: se não está interessado, seja claro. Enviar sinais duplos não é justo e não pode culpar o outro por persegui-lo se você insiste em passar a mensagem errada. Se tem a certeza do que quer, e quais os seus limites, será muito fácil que a outra parte entenda.
· Seja honesto: se não está interessado, diga. A insistência do outro lado pode dever-se a achar que você um dia se interessará. Se não é o caso, diga.
· Não iluda: se acha que a pessoa está a forçar e você não está interessado, não jogue nem iluda. Não é justo iludir outra pessoa e depois afastá-la, quando esta tenta reagir.
· Faça a outra pessoa saber que tipo de relacionamento quer: seja específico, se apenas quer uma coisa casual, faça o outro saber, pois se estiver à procura de algo mais sério, partirá para outra e irá parar de tentar que funcione consigo.
· Seja firme e explique os seus limites: se o outro não consegue simplesmente ouvir um não, é hora de ser firme. Faça-o saber que está a ultrapassar os seus limites, como isso a faz sentir e peça-lhe que pare. Pode ser que nem se tenha apercebido que estava a forçar uma situação. Depois de perceber, há grandes hipóteses de se afastar.
· Ignore: se tudo falhar, simplesmente ignore. O outro vai se cansar de fazer avanços se não obtiver resposta. Pare de validar o comportamento do outro e não responda nem reaja. Esta deveria ser a sua última estratégia, depois de tentar falar com a pessoa. Não comece por ignorar, porque o outro ficará confuso e não irá entender os seus motivos.

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

  • Anita 12/07/2013 at 10:45

    Passos todos feitos. Só resultou no último. Há quem não perceba, mesmo sendo muito honesta, sincera e directa.

    • Isa 12/07/2013 at 13:15

      sim, normalmente é isso… só o ult…

    error: Content is protected !!