Uncategorized

Quase chorei

07/11/2012

Olá pai e mãe,


porque é que eu nunca ouvi falar no pao por deus até este 31 de outubro? sabem o que é?

Mãe: Claro que sei, mas essa expressão só se usava na região de Lisboa, pelo que só muito tarde tomei contacto com ela. Na minha terra pediam-se os bolinhos, não a 31 de Outubro mas sim a 1 de Novembro. Sempre foi no dia de todos os santos que, por todo o país as crianças se juntavam em bandos e iam de casa em casa, de saquinha na mão. Era uma festa! E ninguém recusava, pelo contrário, as donas de casa preparavam com antecedência o que queriam dar: nozes, romãs, figos passados, tremoços, amêndoas com casca,etc.

A minha mãe nunca me deixava ir, porque achava que eu não devia ir pedir, mas houve um ano que eu tanto chorei e tanto pedi que ela consentiu. Nesse longínquo Dia de Todos os Santos eu fui a criança mais feliz do mundo! 

E lá fui com as minhas amigas, de porta em porta, repetindo vezes sem conta «bolinhos, bolinhos, em louvor dos santinhos».

Fiz um tal sucesso que tive de ir a casa despejar a saquinha, que encheu num instante. É que injustamente, porque eu era «a menina», muitas vezes davam-me coisas melhores que as das minhas amigas…

Mas foi só nesse ano, porque a minha mãe não voltou a deixar-me ir…

Não sei porque nunca ouviste falar disto.


Papai não sabe de nada…

Olha, usava-se na região de Lisboa, exceto em nossa casa, pelos vistos… Já reclamei os meus doces por direito, quatro anos, pelo menos, e com juros!

You Might Also Like

error: Content is protected !!