Uncategorized

Siena, o essencial é um colírio para os olhos…

09/08/2015

Como em todas as cidadezinhas antigas, apesar de Siena já ser considerada uma cidade grande, somos surpreendidos a toda a hora, a todo o instante, com becos e ruelas cheios de histórias antigas gravadas nas pedras de centenas de anos, com detalhes que nos encantam a cada segundo e nos obrigam a desviar dos trilhos principais, a entrar sem pensar se será perigoso, como se a antiguidade nos tivesse hipnotizado, a parar para tentar registar o impacto que nos causam. As fotografias ficam sempre aquém, o essencial é um colírio para os olhos, mas a magia, essa, só se sente no coração e se vê num sorriso, num abrir de boca e arregalar de olhos de espanto, a magia só se sente na emoção e essa é quase impossível de transmitir, exceto talvez para os poetas. A minha alma de poeta maldito não resiste ao chamado. No entanto, o que nos toca em particular é diferente para cada um de nós, há que ver pelos seus próprios olhos e sentir com a sua própria alma, abrindo o seu coração, o único que tem…

Tudo se paga, o preço de entrada nas igrejas é um abuso. Entendo que seja preciso mantê-las, que não deve ser barato, não dá para substituir por mobília do Ikea, inventar um design moderno para os altares, os vitrais e os púlpitos, mas adoraria saber o que Deus, os santos e Jesus Cristo pensam disto. Já que as entradas são pagas, e nas caixas das esmolas está escrito: ajude a manter este espaço, faça a sua doação, quando a “doação” já foi feita, digamos, coercivamente, e as igrejas são espaços de comunhão, paz, fé, esperança e caridade, pelo menos foi o que o chefe delas mandou dizer, tenho ideia, mas posso ter percebido mal…

A madeira destes púlpitos e cadeiras impressiona-me sempre imenso. Adoro o Ikea e o design moderno, as cores e a leveza, o quão deixam as nossas casas acolhedoras, a opção de “não servir nem para a lareira” e por isso ser barato, os suecos não têm outro remédio, passam seis meses em casa, seis meses sem ver o sol, é bom que nas casas haja luz, e têm aquecimento central, não precisam de lenha… Mas nada se compara a isto, nada… Ainda que só optasse por mobília desta, se é que ainda se usa esta madeira para se fazer mobília…, se morasse numa casa com divisões deste tamanho, para não abafar… Siena

IMG_2994

You Might Also Like

error: Content is protected !!