Traduções de Artigos de Psicologia

Sobreviver à primeira briga*

21/06/2013
Varia de casal para casal a forma como sobrevive à primeira briga. Pode lidar com a situação e tentar melhorar o relacionamento, com a ajuda destas dicas:
É normal discordarem um do outro: apesar de uma briga não ser uma coisa boa, vocês não podem andar para a frente num relacionamento sem discordarem um do outro. É facto, quando estamos com alguém há algum tempo, revelamos mais sobre nós mesmos, normalmente as coisas de que não gostamos tanto a nosso respeito, as que fazem de nós quem somos, sejam elas quais forem.
Trabalhem o pomo da discórdia: vocês podem construir um relacionamento mais forte e mais sólido se forem capazes de resolver a situação que está na origem da discussão e conseguirem chegar a uma solução agradável. O melhor é permanecerem calmos e tentarem mostrar os respetivos pontos de vista um ao outro.
Tentem apoiar-se: quando brigam pela primeira vez, podem sentir-se ligeiramente desconfortáveis para falar um com o outro. Mas têm de se apoiar e tentar entender o que provocou a situação. Se alguma coisa o estiver a incomodar, ou ao outro, vocês têm de estar lá um pelo outro, para se ajudarem e se apoiarem.
Expressem o que sentem: durante a briga, porque estavam zangados, cm certeza disseram coisas um ao outro que vos magoaram e das quais se arrependeram depois. Diga o que sente ao seu parceiro e o quanto se preocupa com ele e garanta-lhe que não voltará a acontecer.
Se estiver errado, peça desculpa: se sabe que a culpa foi sua e que foi você que cometeu um erro, não hesite em pedir desculpa. Precisa de o fazer para recuperar a confiança do seu parceiro. Não deixe que o seu ego o impeça de pedir desculpa.
Não se apegue a ressentimentos depois: pode ser que a questão que esteve na origem da briga volte, no futuro, então, o melhor é comunicarem um com o outro e resolverem esse assunto específico de uma vez por todas. Porque, de outra forma, podem apegar-se a ressentimentos por causa de um assunto menor.
Valorizem as expetativas de ambos: você tem de saber o que o seu parceiro espera de si e vice-versa. Uma relação bem sucedida depende do facto de um casal respeitar as opiniões e sugestões um do outro.
Não se deixe ficar num ciclo vicioso: se não é capaz de falar sobre a questão que causou a primeira briga no relacionamento, isso quer dizer que essa situação voltar a acontecer. Em vez de ignorar, vocês precisam resolver o que quer que seja que tenham reprimido e que pode resultar em brigas no futuro.

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

error: Content is protected !!