Traduções de Artigos de Psicologia

Tipos de insegurança nos relacionamentos*

15/06/2013
De tempos a tempos, toda a gente se sente insegura na vida e nos relacionamentos. A insegurança pode manifestar-se de várias formas. Aqui fica um top das inseguranças nos relacionamentos:
· Ciúme: o ciúme nunca é sobre a pessoa de quem sentimos ciúmes, é uma questão nossa. Sentir ciúmes de alguém quer dizer, normalmente, que não nos sentimos grande coisa em relação a nós mesmos e vemos algo no outro que sentimos que nos falta. Se vemos outra pessoa como ameaça no nosso relacionamento, é porque percebemos qualidades nela que nós não desenvolvemos (a autora diz: “não temos”…). Tornamo-nos inseguros e com medo que os nossos parceiros irão preferir estar com uma pessoa mais parecida com o objeto do nosso ciúme. Quanto mais seguros estivermos nos nossos relacionamentos e de nós, menos proabilidades temos de nos tornarmos ciumentos.
· Ser pegajoso: ser pegajoso ou carente (needy) num relacionamento é um sinal de segurança. Quando alguém está inseguro em relação aos sentimentos do parceiro, podemos começar a ficar pegajosos ou a agir de forma desesperada, com medo que, se ficarmos um tempo separados,o nosso parceiro irá esquecer-se de nós ou irá procurar alguém melhor. Ser pegajoso é uma necessidade de ficar junto o tempo todo, com medo do que irá acontecer se nos separarmos. Se for uma pessoa segura e confiante, vai saber que pode ficar um tempo longe do seu parceiro e que, na verdade, será melhor para o relacionamento.
· Procurar validação: precisar constantemente de ouvir o que o seu parceiro sente por si, ou o que ele sente em relação ao relacionamento, é sinal de insegurança. Se sente que nunca sabe em que patamar está e precisa de procurar por validação no seu relacionamento o tempo todo, então é porque provavelmente não está muito seguro nesse relacionamento. Pode ser porque é inseguro ou tem baixa autoestima, mas também pode ser porque o seu parceiro dá sinais duplos ou não comunica o que sente.
· Jogar: as pessoas jogam nos relacionamentos quando não se sentem seguras ou confiantes. Por exemplo, pode não se sentir confiante em relação ao que o outro sente por si, fazendo-o sentir ciúmes. Ou não tem confiança em si, fazendo-se de difícil para parecer mais cool ou mais popular do que acha que realmente é. Quando é uma pessoa segura, é fácil ser você mesmo e não se preocupar em ter de fazer joguinhos para que alguém goste de si.
· Comparar-se aos outros: há uma razão pela qual o seu parceiro e a ex dele terminaram e já não estão juntos, ainda assim, há muita gente que se compara aos ex. É um sinal de insegurança no relacionamento. Se fosse seguro de si e do seu relacionamento, não se compararia aos relacionamentos passados do seu parceiro, nem se preocuparia em tentar corresponder a expetativas.

*Via (tradução minha)

You Might Also Like

  • Su 15/06/2013 at 18:56

    Mas onde se estabelece a linha que separa a insegurança da realidade da outra pessoa estar de facto a afastar-se ou interessada noutra?
    Não pode a segurança não nos deixar ver os sinais dos problemas que se avizinham?

    • Isa 15/06/2013 at 19:06

      Olá Su,

      O que tu sentes é sempre, sempre verdadeiro, sempre. E, partindo do princípio que não sofres de uma psicose qualquer, se te sentes insegura em relação ao que o outro sente por ti é porque ele/ela não está a comunicar o que sente da melhor forma. Por algum motivo ele se afasta, pode ser de facto por estar interessado noutra pessoa, mas tb pode ser por alguma coisa que tenhas

    • Su 16/06/2013 at 11:37

      Food for thought…
      :)
      Beijinhos

    • Isa 16/06/2013 at 13:36

      ;) lembra-te tb, pode não ser nada que tenhas feito e simplesmente coisas lá da vida dele, mas aí eu acho q n vale a pena martirizares-te, pergunta, empaticamente, sem cobrar, de forma a que ele n tenha motivos pra levantar defesas ;) se ele levantar, guilty! :p tou a brincar, mas é mais ou menos isto… a n ser q ele seja inseguro por natureza ;)

  • Su 17/06/2013 at 11:22

    Parece que a estratégia que funciona melhor é o "paga com a mesma moeda". :)

    • Isa 17/06/2013 at 13:48

      :D

    error: Content is protected !!