De tempos a tempos, toda a gente se sente insegura na vida e nos relacionamentos. A insegurança pode manifestar-se de várias formas. Aqui fica um top das inseguranças nos relacionamentos:
· Ciúme: o ciúme nunca é sobre a pessoa de quem sentimos ciúmes, é uma questão nossa. Sentir ciúmes de alguém quer dizer, normalmente, que não nos sentimos grande coisa em relação a nós mesmos e vemos algo no outro que sentimos que nos falta. Se vemos outra pessoa como ameaça no nosso relacionamento, é porque percebemos qualidades nela que nós não desenvolvemos (a autora diz: “não temos”…). Tornamo-nos inseguros e com medo que os nossos parceiros irão preferir estar com uma pessoa mais parecida com o objeto do nosso ciúme. Quanto mais seguros estivermos nos nossos relacionamentos e de nós, menos proabilidades temos de nos tornarmos ciumentos.
· Ser pegajoso: ser pegajoso ou carente (needy) num relacionamento é um sinal de segurança. Quando alguém está inseguro em relação aos sentimentos do parceiro, podemos começar a ficar pegajosos ou a agir de forma desesperada, com medo que, se ficarmos um tempo separados,o nosso parceiro irá esquecer-se de nós ou irá procurar alguém melhor. Ser pegajoso é uma necessidade de ficar junto o tempo todo, com medo do que irá acontecer se nos separarmos. Se for uma pessoa segura e confiante, vai saber que pode ficar um tempo longe do seu parceiro e que, na verdade, será melhor para o relacionamento.
· Procurar validação: precisar constantemente de ouvir o que o seu parceiro sente por si, ou o que ele sente em relação ao relacionamento, é sinal de insegurança. Se sente que nunca sabe em que patamar está e precisa de procurar por validação no seu relacionamento o tempo todo, então é porque provavelmente não está muito seguro nesse relacionamento. Pode ser porque é inseguro ou tem baixa autoestima, mas também pode ser porque o seu parceiro dá sinais duplos ou não comunica o que sente.
· Jogar: as pessoas jogam nos relacionamentos quando não se sentem seguras ou confiantes. Por exemplo, pode não se sentir confiante em relação ao que o outro sente por si, fazendo-o sentir ciúmes. Ou não tem confiança em si, fazendo-se de difícil para parecer mais cool ou mais popular do que acha que realmente é. Quando é uma pessoa segura, é fácil ser você mesmo e não se preocupar em ter de fazer joguinhos para que alguém goste de si.
· Comparar-se aos outros: há uma razão pela qual o seu parceiro e a ex dele terminaram e já não estão juntos, ainda assim, há muita gente que se compara aos ex. É um sinal de insegurança no relacionamento. Se fosse seguro de si e do seu relacionamento, não se compararia aos relacionamentos passados do seu parceiro, nem se preocuparia em tentar corresponder a expetativas.
*Via (tradução minha)
Mas onde se estabelece a linha que separa a insegurança da realidade da outra pessoa estar de facto a afastar-se ou interessada noutra?
Não pode a segurança não nos deixar ver os sinais dos problemas que se avizinham?
Olá Su,
O que tu sentes é sempre, sempre verdadeiro, sempre. E, partindo do princípio que não sofres de uma psicose qualquer, se te sentes insegura em relação ao que o outro sente por ti é porque ele/ela não está a comunicar o que sente da melhor forma. Por algum motivo ele se afasta, pode ser de facto por estar interessado noutra pessoa, mas tb pode ser por alguma coisa que tenhas
Food for thought…
:)
Beijinhos
;) lembra-te tb, pode não ser nada que tenhas feito e simplesmente coisas lá da vida dele, mas aí eu acho q n vale a pena martirizares-te, pergunta, empaticamente, sem cobrar, de forma a que ele n tenha motivos pra levantar defesas ;) se ele levantar, guilty! :p tou a brincar, mas é mais ou menos isto… a n ser q ele seja inseguro por natureza ;)
Parece que a estratégia que funciona melhor é o "paga com a mesma moeda". :)
:D